spot_imgspot_img
Florianópolis, 25 novembro 2024
spot_imgspot_img

IPHAN confirma Procissão do Senhor dos Passos patrimônio cultural do Brasil

GeralIPHAN confirma Procissão do Senhor dos Passos patrimônio cultural do Brasil
spot_img
spot_img

Compartilhe

Nos dias 5 e 6 de abril acontece a 248ª edição da Procissão do Senhor dos Passos, o maior e mais antigo evento religioso de Florianópolis. A Superintendência do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Santa Catarina (IPHAN-SC) vai gravar imagens e depoimentos de participantes e fiéis durante a Procissão para finalizar o processo de Registro da celebração como Patrimônio Cultural do Brasil.

O Registro é uma forma de reconhecimento e busca a valorização do Patrimônio de Natureza Imaterial, constituído por saberes, celebrações, rituais e formas de expressão além dos espaços onde essas práticas se desenvolvem.

O processo de Registro da Procissão, iniciado em 2005 a pedido da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF), incluiu amplo levantamento de documentos históricos e reuniões com a comunidade. As informações serão reunidas em um texto detalhado e em vídeos documentários que serão produzidos utilizando as imagens e depoimentos captados durante a procissão deste ano.

A Procissão do Senhor dos Passos é uma das celebrações da quaresma cristã, integrando-se à herança luso-açoriana presente em todo o litoral catarinense. A celebração representa o trajeto percorrido por Jesus Cristo a caminho da crucificação no Calvário.

A procissão de Florianópolis é uma das mais tradicionais e antigas do país e reúne todos os anos aproximadamente 30 mil pessoas. A procissão, como manifestação de fé e religiosidade de forte apelo popular integra a memória coletiva e é importante referência cultural da população de Florianópolis e de Santa Catarina.