spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

Investimento em iluminação pública com lâmpadas de LED impulsiona cidades rumo a uma smart city

GeralInvestimento em iluminação pública com lâmpadas de LED impulsiona cidades rumo a...
spot_img

43% dos brasileiros planejam uma viagem até o final do ano

Destinos mais procurados incluem Salvador e Rio de Janeiro,...

Bairro-cidade em SC tem 43% de valorização em 3 meses 

Vizinha de Itapema e Florianópolis, Tijucas desponta como destino...

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...
spot_img

Compartilhe

Em Santa Catarina, prefeituras de cidades como Florianópolis, São José, Palhoça, São Francisco do Sul e Blumenau já estão modernizando seus parques

Em tempos de uso racional dos recursos naturais, muitas prefeituras vêm investindo em iluminação pública de qualidade. Ou seja, na modernização dos seus parques, principalmente através da troca das lâmpadas antigas por LED.

Em Santa Catarina, por exemplo, as prefeituras de cidades como Florianópolis, São José, Palhoça, São Francisco do Sul e Blumenau já estão modernizando seus parques. Todas com projetos sob comando da Quantum Engenharia, que também atua em outras localidades do País, como Porto Alegre (RS), Santos (SP), Nova Serrana (MG) e Ribeirão das Neves (MG).

Investindo em iluminação pública, os projetos atuais buscam trocar as lâmpadas de vapor sódio, por luminárias com lâmpadas de LED. Principalmente para ter mais controle sobre o parque instalado através da telegestão, sendo que este movimento ainda está no início.

Palhoça é um bom exemplo disso. A cidade catarinense foi uma das pioneiras no País com 100% do seu parque em LED e com telegestão. Fruto da Parceria Público Privada (PPP) com a Prefeitura, esse projeto inovador tem gerado significativos benefícios para o município. Além da economia média mensal de 63% para os cofres públicos, a cidade conta agora com ruas e praças mais seguras e um forte compromisso com a preservação do meio ambiente, o que é essencial para que Palhoça se torne uma smart city. Com mais de 27 mil pontos de iluminação, o sistema é monitorado remotamente em tempo real. Essa tecnologia permite que falhas sejam detectadas e resolvidas de forma ágil e eficaz, ao mesmo tempo em que gera economia para o município com eficiência energética, redução de estoques e custos de manutenção.