spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Introdução ao Film Business em Florianópolis

Cursos e PalestrasIntrodução ao Film Business em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Com Leonardo Monteiro de Barros, da Conspiração Filmes

INSCRIÇÕES ATÉ

15 de Janeiro de 2010
25 vagas
Florianópolis, dias 22 e 23 de Janeiro de 2010
Horários: 10h às 13h e 15:30h às 18:30h
Local: Circus do Sapiens Parque
Avenida Luiz Boiteux Piazza, 1302, Cachoeira do Bom Jesus

PÚBLICO-ALVO

Produtores, diretores, roteiristas; profissionais de distribuidoras de cinema, vídeo e TV; profissionais de veículos de comunicação; advogados; executivos e empreendedores do setor de comunicação, mídia e entretenimento; estudantes de cinema, administração, direito, publicidade, marketing e comunicação.

O curso “Introdução ao Film Business” se destina a todos aqueles que estão entrando na atividade e não têm ainda experiência ou prática, bem como àqueles com experiência de produção e/ou artística que necessitam compreender o aspecto de negócios da atividade.

PREÇO

R$ 550,00 ou R$ 400,00 (para associados adimplentes da
Cinemateca Catarinense ou Santacine).

Inclui: Certificado, Material Didático e Coffee
Break.
Forma de Pagamento: Depósito em conta corrente.
Inscrições: Por e-mail | Enviar o nome e contatos do participante com a indicação de seu vínculo institucional (Cinemateca e/ou Santacine), acompanhado do comprovante de pagamento da matrícula.
Até dia 30/12 terão preferência na inscrição aqueles que haviam confirmado seu interesse previamente.
Inscrições através do e-mail: paulomaisatto@gmail.com


INTRODUÇÃO AO FILM BUSINESS
4 Aulas (carga-horária: 12hs)

OBJETIVO
O curso é uma introdução ao negócio do cinema, abordando a economia do audiovisual e a
repartição das receitas entre os agentes econômicos, as diversas fontes de financiamento e os principais
modelos de financiamento existentes no Brasil, EUA e Europa; o orçamento e as fases da produção, os
custos da obra e o desenvolvimento de projetos. O conteúdo é totalmente focado nas práticas do
mercado nacional e internacional.
O curso orienta o(a) aluno(a) a entender o funcionamento e as práticas comerciais do mercado
cinematográfico nacional e internacional; a conhecer os mecanismos de financiamento existentes; a
interagir com distribuidores, financiadores e exibidores; a preparar estratégias e planos de financiamento;
a entender as fases da produção e seus custos e o processo de desenvolvimento de projetos.

PROFESSOR
Leonardo Monteiro de Barros
Produtor de Cinema e TV. Sócio da produtora Conspiração Filmes. Mestre em Administração de
Empresas. Executivo com 20 anos de experiência nacional e internacional na indústria do
entretenimento. Produtor de filmes como “2 Filhos de Francisco”, “Eu Tu Eles”, “O Homem do Ano”, “Casa
de Areia”, “Redentor”, “Era uma Vez” e da série de TV “Mandrake”.

AULA 1
ECONOMIA DO AUDIOVISUAL
Entendendo o Mercado e seu Funcionamento
Os agentes econômicos da indústria audiovisual e como se repartem as receitas entre eles. O Sequencing e a
exploração da obra através das diversas janelas (mídias) e as comissões típicas de distribuição de cada uma. As
características econômicas da indústria audiovisual. Calculando a Receita Líquida de Produtor (RLP) da obra.

AULA 2
FILM FINANCE I
Conhecendo as Fontes de Recursos
As principais fontes de recursos para a produção audiovisual: recursos públicos diretos, indiretos e recursos
privados. Análise dos principais mecanismos de financiamento existentes no Brasil: Artigo 1º e 1º-A, Artigo 3º e 3º-
A, os Funcines, as linhas do Fundo Setorial do Audiovisual; recursos das TVs; Advances e Mínimos Garantidos; Lab
deals; Editais; os Prêmios Adicional de Renda (PAR) e Adicional de Qualidade (PAQ); os principais incentivos
estaduais e municipais.

AULA 3
FILM FINANCE II
Os Diversos Modelos de Financiamento
Os principais modelos de financiamento existentes no Brasil, nos EUA e na Europa. Como montar uma estratégia
e um plano de financiamento para a obra.

AULA 4
PRODUÇÃO & DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS
Entendendo a Produção e Seus Custos – Desenvolvendo Projetos
As fases de realização da obra (desenvolvimento, produção e comercialização), suas principais características e
seus custos. O orçamento. Os Custos de Produção (Negative Cost) e de Comercialização (P&A). Custos Abovethe-
Line e Below-the-Line. O Desenvolvimento de Projetos: Tratamentos, Outlines e Roteiros. Relacionamento com
diretores e roteiristas. O Packaging.

INFORMAÇÕES e INSCRIÇÕES:
Paulo Maisatto
paulomaisatto@gmail.com
(48) 9119 9219

APOIO Prefeitura Municipal de Florianópolis Secretaria de Ciência, Tecnologia e
Desenvolvimento Econômico Sustentável, Funcine, Sapiens Parque e Polemika.

REALIZAÇÃO
Santacine e Cinemateca Catarinense