Projeto realizado pelo violista Matheus Gadelha leva apresentações ao vivo para três unidades hospitalares da Grande Florianópolis
Desde o mês de fevereiro deste ano, o violista Matheus Gadelha vem ministrando recitais de música clássica para três hospitais da Grande Florianópolis. Com o projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”, o musicista cearense busca proporcionar momentos de alegria e descontração para pacientes e acompanhantes.
Para Matheus, além do poder único que a música tem, que é o de tocar as emoções e promover o bem-estar, tornando-se uma aliada valiosa em ambientes hospitalares, esse projeto serve como uma maneira de agradecimento.
“Na infância e adolescência estive do outro lado dessas ações solidárias e foram elas quem me contribuíram para realizar esse projeto. E com ele, posso agradecer e levar música de qualidade para quem está internado”, ressalta o violista que desde os 17 anos atua na área.
Apresentações ao vivo
Estudos comprovam que a música pode influenciar de maneira positiva no estado de saúde de pacientes internados. Tanto que as apresentações de música ao vivo podem contribuir e proporcionar um ambiente mais acolhedor e ainda reduzir a ansiedade, melhorar a qualidade do sono e ajudar no rompimento da dor.
E até o mês de junho, Matheus fará apresentações mensais no Hospital Infantil Joana de Gusmão e no Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), em Florianópolis, e no Hospital Regional de São José Dr.
As próximas apresentações acontecerão no dia 31 de março, das 14h às 15h, no Hospital Infantil Joana de Gusmão (Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica), haverá Trio viola, violoncelo e violino com Matheus Gadelha, Renata Oliveira e Israel Dutra. Já no dia 9 de abril, das 14h às 15h, o músico Matheus Gadelha apresenta um solo de viola no Hospital CEPON (Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi) e no dia 16 de abril, das 14h às 15h, apresenta apresentação de viola com Matheus Gadelha e a participação da bailarina Fabiana Lessa, no Hospital Regional de São José Dr. Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida).
“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda. Acompanhe a programação completa no @projetoumacuraarretada.