O Instituto Guga Kuerten, criado há 12 anos com o objetivo de garantir a inclusão social, comemorou nesta terça-feira, 14, no Teatro Pedro Ivo, em Florianópolis, os 10 anos do prêmio IGK premiando os vencedores da edição 2012: pessoas e instituições que trabalham em prol de crianças, adolescentes e pessoas deficientes.
Durante a solenidade, o IGK apresentou uma retrospectiva dos principais momentos do Prêmio IGK, promovido pela primeira vez em 2003. O evento distribui prêmios em sete categorias: Jornalismo (Telejornalismo, Mídia Impressa – grande e pequena circulação, Fotojornalismo), Ação Educativa, Projeto Social e Responsabilidade Ambiental.
Os projetos inscritos são selecionadas por uma equipe de avaliação que define os finalistas e o resultado só é revelado durante a cerimônia. Além dos vencedores, o IGK também premia as empresas parceiras da instituição que viabilizam os projetos sociais desenvolvidos anualmente pelo IGK.
O vencedor do Prêmio Especial foi o padre Vilson Groh, responsável pelo Instituto que leva o seu nome e desenvolve ações sociais entre os moradores de rua e adolescentes na Grande Florianópolis. Para finalizar o evento o cantor Sílvio Brito subiu ao palco e em cerca de uma hora e meia de show interpretou sucessos musicais dos anos 70 até os dias de hoje.
Vencedores do Prêmio IGK
Telejornalismo: Helton Luiz / RBS TV
Mídia Impressa (Grande Circulação): Gisele Krama / A Notícia
Mídia Impressa (Pequena Circulaçã): Thiago Pereira de Andrade / Município Dia a Dia
Fotojornalismo: Eduardo Correia / FESPORTE
Responsabilidade Ambiental: FUCAS
Ação Educativa: Clecy Linsmeyer e Fernanda Reinert / Escola de Educação Básica Professora Marta Tavares
Projeto Social: APAE de Itajaí
Especial: Pe. Vilson Groh
Foto: Fernando Willadino