spot_imgspot_img
Florianópolis, 24 novembro 2024

Instituto promove mutirão de limpeza nos manguezais em Florianópolis

Meio ambienteInstituto promove mutirão de limpeza nos manguezais em Florianópolis
spot_img
spot_img

Compartilhe

Laudo técnico indica que não há mais vida em boa parte do mangue no bairro Itacorubi.

Os mangues do bairro Itacorubi, em Florianópolis, serão limpos neste sábado e domingo. A ação aberta ao público é comandada pelo Instituto Mangue Vivo em comemoração ao Dia Mundial de Proteção aos Manguezais, dia 26 de julho. O objetivo é conscientizar a sociedade da importância do ecossistema que já está quase sem vida.

Os dois dias de atividades servirão como alerta à sociedade da situação do ecossistema na região, além de reforçar a importância das espécies que vivem e se reproduzem no ambiente. O mangue do Itacorubi possui hoje menos de 60% da sua área original.

Segundo o Instituto Mangue Vivo, a Grande Florianópolis possui um dos maiores manguezais urbanos do país. Dos oito de grande importância no Estado de Santa Catarina, cinco estão na Ilha de Florianópolis: manguezal do Rio Ratones, do Saco Grande, do Rio Tavares, da Tapera e do Itacorubi, que hoje tem menos de 60% da sua área original.

Um laudo técnico será divulgado nesta sexta-feira relatando a situação do mangue, que atualmente são alvos de esgotos domésticos e industriais altamente poluentes. De acordo com Paulo Douglas, diretor-executivo do instituto, a água está completamente poluída em cinco pontos em torno do manguezal do Itacorubi e não há mais vida em boa parte do manguezal.

Importância dos mangues

Tão importante como a água, e considerado berçário biológico, é no manguezal que as espécies vivem, se reproduzem e se alimentam. Peixes, aves, crustáceos e moluscos são alguns exemplos existentes, mas não é difícil encontrar, jacarés, garças, guarás, tartarugas e outras espécies de animais, fora a vegetação. A vida no mangue produz mais de 95% do alimento que o homem captura do mar.