Formação para gestores escolares e programa de alfabetização estão entre os trabalhos voltados aos 22 municípios da Grande Florianópolis
Em 2022, o Instituto Positivo, que completa 10 anos, tem ações planejadas para o desenvolvimento da Educação pública catarinense. Desde 2015, a entidade atua junto ao Arranjo de Desenvolvimento da Educação (ADE) Granfpolis, que reúne 22 municípios da região da Grande Florianópolis em um trabalho em regime de colaboração com foco na melhoria da qualidade da educação. Este ano as ações continuam com destaque para o Projeto Gestores Escolares em Movimento e o Programa Soluções Educacionais. Nos últimos dois anos, os trabalhos continuaram de forma online, com ampla participação.
O Projeto Gestores Escolares em Movimento (GEM), desenvolvido desde 2018, é voltado para diretores de escola que participam de formação e troca de experiência sobre diferentes assuntos do dia a dia da gestão escolar. Cerca de 350 profissionais participam dos encontros que acontecem ao longo do ano e os resultados aparecem com melhorias no ambiente escolar. “O GEM tem sido um espaço de colaboração, aprendizagem e reflexão para o bom gerenciamento de rotinas escolares e implementação de fluxos eficientes nas unidades de ensino. Iniciativas como essa são fundamentais para a organização das múltiplas tarefas exercidas pelos gestores escolares e evidenciam o principal pressuposto do programa que é capacitar educadores/gestores que trabalham diariamente para que todas as crianças e todos os estudantes aprendam mais e melhor, a fim de que estejam preparados para seguir seus sonhos, sejam eles quais forem”, destaca a assessora pedagógica da secretaria municipal de Educação de São José, Cláudia Regina Macário.
Já o Programa Soluções Educacionais, realizado em parceria com o Instituto Ayrton Senna, é direcionado aos estudantes. As soluções aplicadas são: Se Liga, que alfabetiza alunos do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental que ainda não aprenderam a ler e a escrever e estão defasados nos estudos; Acelera Brasil, alunos com distorção idade-série matriculados do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental; Fórmula da Vitória, voltado para alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental que apresentam dificuldades em leitura, escrita e Matemática; e Gestão da Política de Alfabetização, voltado para os gestores das secretarias oferecendo referenciais pedagógicos e ferramentas de gestão que auxiliam na construção de uma política pública de alfabetização, e orientação a incorporação de outros letramentos, como o científico e o corporal. Em 2021, estudantes de Tijucas, Alfredo Wagner e Paulo Lopes participaram do programa.
Como Arranjo pioneiro no sul do Brasil, o ADE Granfpolis participou como piloto do processo de avaliação do nível de colaboração entre os secretários municipais de Educação. O primeiro instrumento de avaliação e monitoramento criado exclusivamente para os Arranjos será aplicado, este ano, em todos os ADEs do Brasil e terá recomendações e sugestões de um plano de ação com base nos resultados. Além da avaliação qualitativa será disponibilizada uma ferramenta de monitoramento de indicadores, que resgata o histórico dos municípios integrantes do território de um ADE, facilitando, assim, o desenvolvimento de ações e efetivo resultado na qualidade da educação.
“Trabalhar em Regime de Colaboração potencializa o trabalho de todos, valoriza os conhecimentos acumulados, constituindo-se em um mecanismo muito interessante para desenvolver ações coletivas e individuais, aumentando sensivelmente a possibilidade de sucesso de nossos estudantes. Agora com a avaliação e o monitoramento teremos uma visão geral do território e conseguimos focar ainda mais nossas ações para o avanço da educação”, destaca o secretário municipal de Educação do município de Águas Mornas, Mário Fernandes, que já participou da avaliação. Em fevereiro está previsto o lançamento do e-book sobre o ADE Granfpolis, que faz parte de uma série de publicações com 13 e-books, que resgatam os detalhes da implantação, do crescimento e dos planos para o futuro de cada um dos Arranjos brasileiros já consolidados. Os e-books vêm sendo lançados seguindo a ordem cronológica de implantação dos Arranjos, sendo os já publicados sobre o ADE Chapada Diamantina, Noroeste Paulista, dos Guarás e Agreste Litoral Norte, que podem ser acessados pelo link https://institutopositivo.org.br/publicacoes/E-books/. O prazo de conclusão é o final do primeiro semestre de 2022.