spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Instituto Pe. Vilson Groh, UFSC e FIESC iniciam oficina de Machine Learning e Front End para jovens do Projeto Pode Crer

TecnologiaInstituto Pe. Vilson Groh, UFSC e FIESC iniciam oficina de Machine Learning...
spot_img
spot_img

Compartilhe

No intuito de ampliar conhecimentos voltados às áreas de inovação e tecnologia, o Instituto Pe. Vilson Groh (IVG) firmou, em setembro, uma parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Federação das Indústrias do Estado (FIESC/SENAI), dando um passo importante na capacitação jovens do Projeto Pode Crer, que possuem interesse em seguir carreira no universo da inteligência das máquinas atrelada às técnicas de desenvolvimento da web.

Chamada de IVG Lab, a oficina é específica para adolescentes e jovens das trilhas formativas 2 e 3 do Pode Crer, com idade entre 14 e 20 anos. Nela, acadêmicos do Departamento de Informática e Estatística da UFSC são responsáveis pelos conteúdos relativos à Machine Learning, e profissionais indicados pela FIESC ensinam as diversas linguagens de programação (HTML, JavaScript, CSS, Phyton, etc.).

A Grande Florianópolis vem se destacando como polo tecnológico, precisando, muitas vezes, de profissionais de outras regiões do país ou até mesmo fora dele. “O IVG Lab vem como resposta a este cenário, preparando ainda mais os nossos jovens que vêm demonstrando, ao longo do ano, uma aptidão para assuntos concernentes à inteligência artificial e programação”, pontua a coordenadora de programas do IVG, Tainara Lemos. 

Ao final da oficina, 50 adolescentes e jovens receberam a certificação de participação, ampliando as possibilidades de inserção no mercado de trabalho.

A Professora do Departamento de Informática e Estatística da UFSC, Christiane Gresse von Wangenheim, destacou, em sua fala ao #PodeCrerTalks (uma série de videocasts do IVG), que o objetivo “é ensinar, de forma prática e aplicada, conceitos de algoritmos e programação, que são o principal enfoque da computação, além de outros conceitos como engenharia de software, designer de interface e o Machine Learning”.

Projeto Pode Crer recebe patrocínio principal da Caixa

Além da parceria com a UFSC e a FIESC para novos horizontes, o Projeto Caixa Tem – Programa Pode Crer também conta apoio da ACATE, do SEBRAE, da WOA e do Movimento Floripa Sustentável, além do importante patrocínio da Caixa Econômica Federal pelo segundo ano consecutivo.

Mais informações:

Tainara Lemos (Coordenadora de Programas do IVG): 48 9 9133-5314.

Lucano Brito (Analista de Comunicação do IVG): 48 9 9109-3918.