fique por dentro de floripa

- Meio ambiente - Instituto do Meio Ambiente lança campanha para evitar incêndios nos parques

04.06.2020

Instituto do Meio Ambiente lança campanha para evitar incêndios nos parques

04.06.2020
Instituto do Meio Ambiente lança campanha para evitar incêndios nos parques
Foto: Incêndio da última semana no Parque Estadual do Rio Vermelho: Adrio Peixoto Centeno/IMA.

Nesta quinta-feira, 04 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, o Corpo de Bombeiros trabalha para combater um novo incêndio que atinge a vegetação. Nos últimos dias foram vários os focos na Unidade que aumentaram a área devastada pelas chamas. De janeiro a abril, 163 hectares do Parque foram destruídos pelo fogo.

Ainda na Grande Florianópolis, somente em 2020, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro enfrentou quatro incêndios que destruíram 40 hectares de vegetação, incluindo o que devastou 11 hectares no ponto mais alto da Unidade, o topo de Cambirela.

Segundo o Corpo de Bombeiros, de 1º de janeiro de 2020 a 31 de maio de 2020 foram 3.931 incêndios em vegetação em todo o estado, número quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.

Em 2019, nas Unidades de Conservação que administra, o IMA também registrou sucessivos incêndios. O maior deles, em setembro, quando mais de 800 hectares foram destruídos no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. De setembro de 2019 a maio de 2020, somente a maior Unidade de Conservação Estadual Santa perdeu 1.250 hectares de vegetação e de biodiversidade, o equivalente a 1.250 campos de futebol.

Nas investigações, encerradas em boa parte destas ocorrências, a Polícia chegou à conclusão de que os incêndios ocorreram por ação humana.

Após o incêndio de setembro de 2019, as equipes do IMA, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Prefeitura de Palhoça desenvolveram o Plano de Contingência do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro que, entre outros, tem por finalidade dar uma resposta mais ágil e conjunta ao combate a incêndios. A união e a maior preparação das equipes resultam em incêndios controlados de maneira mais ágil no local.

Na última sexta-feira, 29 de maio, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro recebeu diversos equipamentos para combate às chamas: 30 abafadores, 21 bolsas costais, 2 pick-up com bomba, duas bombas para coletar água de lagoas, lagos e rios, além de acessórios como mangueiras, e balaclava para proteção dos combatentes.

Os equipamentos serão utilizados por brigadistas voluntários que receberão treinamento do Corpo de Bombeiros, em parceria com o IMA. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está formando equipes de voluntários para a região da Baixada do Maciambu, áreas montanhosas como Cambirela e para Santo Amaro da Imperatriz.

Além do Plano e dos equipamentos, o IMA busca também a ajuda da população.

 

Nosso Parque

Nesta quinta-feira, 04 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o IMA lança a Campanha Nosso Parque que tem por finalidade sensibilizar a população para a preservação das riquezas naturais catarinenses, especialmente, com relação a cuidados para evitar incêndios que devastem a vegetação e a biodiversidade do estado.

O cuidado deve ser redobrado também porque Santa Catarina enfrenta situação de estiagem, com pouco registro de chuva, o que deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.

Desta forma, o IMA alia-se a toda a comunidade dos entornos dos Parques e à sociedade catarinense para cuidar do NOSSO MEIO AMBIENTE. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza. Desta forma, é importante NÃO FAZER:

 

- Churrasco no chão;

- Acampamentos;

- Fogueiras;

- Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;

- Queimada de limpeza;

- Celebração religiosa com velas;

- Uso de fogos de artifício;

- Balão de São João.

 

A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras e, em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.

Afinal, todo o cuidado e carinho são extremamente necessários para garantir a preservação do Nosso Meio Ambiente.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Ações sustentáveis garantem certificado verde para o Floripa Shopping

27.10.2020

Ações sustentáveis garantem certificado verde para o Floripa Shopping

Vanguardista em ações sustentáveis, Floripa Shopping recebe certificado verde

19.10.2020

Vanguardista em ações sustentáveis, Floripa Shopping recebe certificado verde

Projeto de Monitoramento de Praias, financiado pela Petrobras, realiza soltura de pinguins em Florianópolis

14.10.2020

Projeto de Monitoramento de Praias, financiado pela Petrobras, realiza soltura de pinguins em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.