Nesta quinta-feira, 04 de junho, véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, no Parque Estadual do Rio Vermelho, em Florianópolis, o Corpo de Bombeiros trabalha para combater um novo incêndio que atinge a vegetação. Nos últimos dias foram vários os focos na Unidade que aumentaram a área devastada pelas chamas. De janeiro a abril, 163 hectares do Parque foram destruídos pelo fogo.
Ainda na Grande Florianópolis, somente em 2020, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro enfrentou quatro incêndios que destruíram 40 hectares de vegetação, incluindo o que devastou 11 hectares no ponto mais alto da Unidade, o topo de Cambirela.
Segundo o Corpo de Bombeiros, de 1º de janeiro de 2020 a 31 de maio de 2020 foram 3.931 incêndios em vegetação em todo o estado, número quatro vezes maior do que o registrado no mesmo período do ano passado.
Em 2019, nas Unidades de Conservação que administra, o IMA também registrou sucessivos incêndios. O maior deles, em setembro, quando mais de 800 hectares foram destruídos no Parque Estadual da Serra do Tabuleiro. De setembro de 2019 a maio de 2020, somente a maior Unidade de Conservação Estadual Santa perdeu 1.250 hectares de vegetação e de biodiversidade, o equivalente a 1.250 campos de futebol.
Nas investigações, encerradas em boa parte destas ocorrências, a Polícia chegou à conclusão de que os incêndios ocorreram por ação humana.
Após o incêndio de setembro de 2019, as equipes do IMA, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Secretaria Executiva do Meio Ambiente e Prefeitura de Palhoça desenvolveram o Plano de Contingência do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro que, entre outros, tem por finalidade dar uma resposta mais ágil e conjunta ao combate a incêndios. A união e a maior preparação das equipes resultam em incêndios controlados de maneira mais ágil no local.
Na última sexta-feira, 29 de maio, o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro recebeu diversos equipamentos para combate às chamas: 30 abafadores, 21 bolsas costais, 2 pick-up com bomba, duas bombas para coletar água de lagoas, lagos e rios, além de acessórios como mangueiras, e balaclava para proteção dos combatentes.
Os equipamentos serão utilizados por brigadistas voluntários que receberão treinamento do Corpo de Bombeiros, em parceria com o IMA. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro está formando equipes de voluntários para a região da Baixada do Maciambu, áreas montanhosas como Cambirela e para Santo Amaro da Imperatriz.
Além do Plano e dos equipamentos, o IMA busca também a ajuda da população.
Nosso Parque
Nesta quinta-feira, 04 de junho, durante a Semana do Meio Ambiente, o IMA lança a Campanha Nosso Parque que tem por finalidade sensibilizar a população para a preservação das riquezas naturais catarinenses, especialmente, com relação a cuidados para evitar incêndios que devastem a vegetação e a biodiversidade do estado.
O cuidado deve ser redobrado também porque Santa Catarina enfrenta situação de estiagem, com pouco registro de chuva, o que deixa as vegetações mais secas e passíveis de incêndio.
Desta forma, o IMA alia-se a toda a comunidade dos entornos dos Parques e à sociedade catarinense para cuidar do NOSSO MEIO AMBIENTE. Ações simples podem ser fundamentais para evitar novos incêndios e mais destruição da natureza. Desta forma, é importante NÃO FAZER:
– Churrasco no chão;
– Acampamentos;
– Fogueiras;
– Jogar bituca de cigarro no chão ou na restinga;
– Queimada de limpeza;
– Celebração religiosa com velas;
– Uso de fogos de artifício;
– Balão de São João.
A campanha é divulgada nas redes sociais do IMA e das entidades parceiras e, em breve, um e-book será lançado com mais informações e dicas sobre combate a incêndios e o que NÃO FAZER em trilhas e passeios em meio à natureza.
Afinal, todo o cuidado e carinho são extremamente necessários para garantir a preservação do Nosso Meio Ambiente.