Julia Heidmann/Fotos Divulgação
Propagar o valor das artes visuais na compreensão humana, aumentar suas ressonâncias, ampliar as sensibilidades, buscar novas leituras diante deste universo muitas vezes carregado de complexidades são algumas das intenções do trabalho pedagógico do Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, em Florianópolis (SC), que quer alcançar e ajudar professores. A cada nova exposição, o Núcleo Educativo do instituto propõe um encontro de formação voltado ao público multiplicador de informação.
Com emissão de certificado, aberto de forma ampla, voltado sobretudo aos professores, educadores sociais, pesquisadores, estudantes de licenciatura e demais interessados, “Diálogos em Máscara Humana” ocorre na próxima segunda-feira, dia 10, entre 14 e 18 horas, configurando-se em uma tarde para a apresentação do programa educativo da mostra “Máscara Humana”, com troca de experiências e oficina prática na qual será proposta a montagem de sua própria máscara.
Interessados devem providenciar a pré-inscrição até 6 de fevereiro, às 16 horas. Os contemplados das 30 vagas serão informados, por e-mail, no dia 7 de fevereiro.
Os inscritos com o pedido deferido que não puderem comparecer à formação devem avisar o quanto antes para disponibilizar as vagas a outros interessados.
Metáfora para o palco dos humanos
A exposição, com curadoria de Francine Goudel, em cartaz até o próximo 26 de abril, apresenta um dos núcleos da Coleção Collaço Paulo com obras criadas por Rodrigo de Haro (1939-2021), das quais 80 são pinturas e desenhos e 25 objetos que pertenciam ao artista, autor de uma produção extensa em artes visuais, além de inúmeros livros que o consagram como poeta. O público tem acesso gratuito.
“Máscara Humana” faz uma incursão na produção de Rodrigo de Haro criada entre meados da década de 1960 e o começo dos 1980. A máscara, símbolo recorrente nas suas composições, situa a curadora Goudel, “remete à ideia de uma dualidade inerente à natureza humana: aquilo que se revela e aquilo que se esconde; tema amplamente explorado pelo artista”. A máscara permeia o ideário do artista e afirma-se como uma metáfora para o palco dos humanos, que, entende a curadora, aponta “um tecido social mítico e fantasioso”, com figuras andróginas, femininas, ambíguas, desenhos e pinturas em que transparecem sexualidade, liberdade, instinto, espiritualidade.
Apoio e acessibilidade
A exposição “Máscara Humana” e as iniciativas que asseguram acessibilidade contam com o apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), apoio cultural da Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte e patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura. Com esse engajamento empresarial, o Instituto Collaço Paulo garante o acesso de ações educativas e inclusivas.
Serviço
O quê: 5º Encontro de Formação de Professores “Diálogos em Máscara Humana”
Quando: 10.2.2025, 14h às 18h
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058
Quanto: gratuito. Trinta vagas. Certificado com carga horária de 4h
Inscrições: até 6.2.2025 em: https://forms.gle/DFhNoYksAxECNfGi9
Serviço
O quê: exposição “Máscara Humana”
Quando: até 26.4.2025; seg. a sáb., 13h30 às 18h30
Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: 3025-4058
Quanto: gratuito
Saiba Mais
www.institutocollacopaulo.com.br
@institutocollacopaulo
educativo@institutocollacopaulo.com.br
Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Realização
Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação
Apoio
Sesi
Apoio Cultural
Ibagy, Cassol, Softplan, Hurbana, Corporate Park e Paradigma Cine Arte
Patrocínio
Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes