spot_imgspot_img
Florianópolis, 19 janeiro 2025

Instituições realizam mutirão de limpeza em Florianópolis no sábado (17)

Meio ambienteInstituições realizam mutirão de limpeza em Florianópolis no sábado (17)
spot_img
spot_img

Compartilhe

Voluntários podem se inscrever para participar da coleta resíduos ao longo do Rio do Pau do Barco e das cachoeiras do bairro Monte Verde; ação celebra o Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day)

Em alusão à edição de 2022 do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), instituições promovem em Florianópolis (SC), no sábado (17), mutirão para coletar resíduos ao longo do Rio do Pau do Barco e das cachoeiras do bairro Monte Verde. Voluntários que desejam participar da ação devem se inscrever previamente pelo link: https://forms.gle/D2YzRCkHAKHYAgKv5.

O mutirão de coleta de resíduos em Florianópolis é uma iniciativa do Instituto Sueco-Brasileiro de Economia Circular (Isbe) e do Grupo Ambiensys. Também coordenam a ação o Conselho Comunitário do Monte Verde e a Quanta Previdência. Outros apoiadores são o Conselho Local de Saúde do Saco Grande, Mercado Bisteck, Decathlon Florianópolis, Floripa Shopping, Coletivo Espaço Tempo, Grupo de escoteiros do Monte Verde e Trama Ética. Além disso, o mutirão tem o aval do Instituto Limpa Brasil, representante oficial do Brasil no World Cleanup Day.

Realizado desde 2018, sempre no terceiro sábado de setembro, o Dia Mundial da Limpeza é considerado o maior evento ambiental do planeta. Na ocasião, milhões de pessoas, de 191 países, reúnem-se para limpar espaços públicos, como praças, parques, ruas e praias. No total, o World Cleanup Day já coletou mais de 300 mil toneladas de resíduos.

Sensibilização

Parte do material recolhido no mutirão de limpeza de Florianópolis vai virar arte pelas mãos do artista plástico Juan Carlos Xiol, ligado ao Coletivo Espaço Tempo. Ele vai produzir uma escultura de metal em forma de guará, ave típica do litoral da América do Sul. Dentro da escultura, serão colocados parte dos rejeitos de resíduos coletados na ação. Posteriormente, a obra de arte será exposta em diferentes locais de Curitiba-PR.

Além disso, no dia do mutirão, a organização do evento promoverá uma roda de conversa com especialistas sobre geração de resíduos.

“Com a escultura do guará e a roda de conversa, buscamos ir além da coleta de resíduos. Queremos também sensibilizar a comunidade em relação à problemática dos resíduos descartados incorretamente, contribuindo para a preservação de rios, praias e espaços públicos do Brasil”, comenta a coordenadora do mutirão, Julita Hoepers Ferraz, que também atua no Isbe e no Grupo Ambiensys.

Ferraz reforça que o Brasil produz, anualmente, 82,5 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos [RSU] e 7% disso (cerca de 6 milhões) ainda não é descartado corretamente, poluindo ruas, rios e praias. Os dados são da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais [Abrelpe]. “Nesse contexto, iniciativas que visem coletar os resíduos despejados indevidamente trazem benefícios para toda a comunidade”, comenta a coordenadora do mutirão de limpeza em Florianópolis.

Serviço:

Mutirão do Dia Mundial da Limpeza em Florianópolis

Dia 17 de setembro (sábado), a partir das 9h

Concentração no prédio do Conselho Comunitário do Monte Verde (Rua Guaramirim, número 178 – Monte Verde)

Inscrições: https://forms.gle/D2YzRCkHAKHYAgKv5

Mais informações: (48) 98816-9441 e (48) 99139-6833

A organização recomenda que os voluntários usem roupas confortáveis e sapatos fechados e levem água, protetor solar, repelente e chapéu ou boné.