spot_imgspot_img
Florianópolis, 23 novembro 2024

Inscrições para concurso de contos da EdUFSC encerra no dia 30 de novembro

GeralInscrições para concurso de contos da EdUFSC encerra no dia 30 de...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Concursos literários são, no Brasil, uma grande porta de entrada para escritores se lançarem ao público. Com inscrições encerrando-se no dia 30 de novembro, o Concurso Literário 2009-2010, promovido pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina, tem como objetivo revelar novos talentos do conto em Santa Catarina. Mas também está aberto a escritores catarinenses já conhecidos que têm dificuldade de publicar pelo mercado editorial, como explica o diretor da EdUFSC, Luiz Henrique Dutra.

As inscrições podem ser feitas na secretaria da direção executiva da Editora da UFSC, no campus da Trindade, em Florianópolis. O regulamento está disponível no site da editora www.editora.ufsc.br desde o dia 1° de novembro, quando abriram as inscrições.

Como premiação, o vencedor do concurso terá publicado seu livro de contos no segundo semestre de 2010. O livro fará parte da coleção ´Ipsis Litteris`, que vem lançando poetas, contistas e romancistas da nova geração de autores catarinenses, como Juliana Wosgraus, Carlos Damião, Suzana Mafra, Dinovalodo Gilioli, Rubens da Cunha, Clarmi Régis, Ivan Panchiniak, Maicon Tenfen, Fábio Bruggemann, Alckmar Luiz dos Santos, entre muitos outros. Mas também tem dado oportunidade de publicação a escritores já consagrados, como Luis Solel, Emanuel Medeiros Vieira, Almiro Caldeira, Hugo Mund Júnior, Harry Lauss, Guido Wilmar Sassi (os dois últimos já falecidos).

Na verdade, o Concurso Literário da EdUfsc engloba mais duas edições, além desta primeira, voltada para a categoria conto. Em 2010/2011, a Editora lançará o concurso para livros de poesia e em 2012 para romance. A pró-reitora de Cultura e Arte, Maria de Lourdes Borges explica que a instituição prefere incentivar a produção de livros, para incentivar autores que tenham uma prática continuada da escrita.

Para se inscrever no concurso o autor tem que ser natural de Santa Catarina ou residir no Estado há pelo menos três anos. Pode concorrer com mais de uma obra, desde que feitas inscrições separadas, identificadas por pseudônimos diferentes. As obras devem ser inéditas, sem publicação anterior em quaisquer meios, inclusive eletrônicos.

De acordo com o regulamento, os originais deverão ser apresentados em três cópias, em envelope lacrado, com pseudônimo do autor e título da obra, contendo, entre outros documentos, a ficha de inscrição preenchida (disponível no site www.editora.ufsc.br). Para os não nascidos em Santa Catarina, é necessário comprovação de residência (conta de água, luz, telefone ou contrato de locação) há três anos no Estado.

Os originais inscritos serão avaliados por uma comissão composta por três membros escolhidos pelo conselho editorial da Editora da UFSC, no período de 1º de dezembro de 2009 a 31 de março de 2010. O autor premiado receberá 10% da tiragem da obra ou, se preferir, 10% sobre as vendas dos exemplares.

Mais informações pelo telefone (48) 3721-9408, e-mail editora@editora.ufsc.br e site www.editora.ufsc.br.

Por Raquel Wandelli / Jornalista da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte/UFSC)