Mais uma atividade proposta pelo projeto que celebra o centenário do artista catarinense Ernesto Meyer Filho, a oficina Dazibao ensina a elaborar cartazes manuscritos a partir das obras do modernista. Curso será presencial no próximo sábado (12), das 10h às 13h e das 15h às 18h, no CIC
Conhecer o artista catarinense Ernesto Meyer Filho a partir das suas obras e técnicas utilizadas na elaboração dos trabalhos é objetivo do projeto que celebra o centenário do modernista. Além da exposição “Arquivos Implacáveis Meyer Filho” em cartaz até janeiro de 2023 no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), também o livro que documenta sua vida e produção, os métodos utilizados por Meyer serão revistos e ensinados para o público interessado.
No sábado, 12 de novembro, das 10h às 13h e das 15h às 18h, ocorrerá a oficina Dazibao. São 20 vagas disponíveis e gratuitas para cada turno – matutino e vespertino -, as aulas acontecerão na sala 5 das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. Inscrições no link https://forms.gle/LsJdq3YgxbUFpAzP7
Meyer Filho utilizou o método Dazibao nos seus processos criativos. Os cartazes feitos à mão com mensagens curtas e diretas compõem o acervo do artista e a proposta é justamente olhar para esses trabalhos e se inspirar em versões próprias com base no desenho, no letreiramento e na composição visual. A oficina será conduzida pelo artista e design Pedro Franz. A ação tem apoio do Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores – LIFE/UDESC, que forneceu os materiais necessários.
Vida e obra passadas a limpo
O intensivo sobre a obra e vida de Meyer Filho ocorreu em formato do Seminário Arquivos Implacáveis, evento que reuniu cerca de 200 participantes no dia 27 de outubro, no MASC. Na mesma ocasião também foi lançado o livro “Arquivos Implacáveis Meyer Filho” com distribuição gratuita de exemplares para o público presente.
O plano de distribuição prevê uma cota de doação a instituições de ensino, educação e cultura públicas e privadas; críticos de arte, professores, estudantes, pesquisadores e arte historiadores, além dos museus catarinenses.
Interessadas/os em adquirir a publicação podem enviar e-mail para institutomf@gmail.com. A partir de dezembro o livro estará à venda pela editora CAOS.
OFICINA DAZIBAO
Data: 12 novembro 22 (sábado)
Dividida em dois grupos matutino e vespertino
Horário: 10 às 13 horas e 15 às 18 horas.
Local: Sala 5 das Oficinas de Arte do Centro Integrado de Cultura – CIC.
Endereço: Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5.600 – Agronômica, Florianópolis/SC
Como participar:
– carga horária: oficina de 3 horas oferecida em dois períodos
– 20 vagas para cada turma
– público-alvo: pessoas com + de 14 anos
– evento gratuito
– inscrições prévias pelo formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfX
Arquivos implacáveis Meyer Filho é um projeto realizado pelo Instituto Meyer Filho, Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Governo do Estado de Santa Catarina e Governo Federal, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com o patrocínio da KREDILIG, ORSITEC e CASSOL Centerlar.
Tem apoio cultural do Bloco B Arquitetura; Centro de Artes da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEART/UDESC); Estúdio Brandão Fotografias; Instituto de Documentação e Investigação em Ciências Humanas da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC); Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (LIFE) da UDESC; Laboratório de Representação Fotográfica do CEART/UDESC; Núcleo de Comunicação do CEART/UDESC; Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Comunidade – Coordenadoria de Cultura da UDESC e Ouse Iluminação.