spot_imgspot_img
Florianópolis, 4 fevereiro 2025

Inscrições abertas para programa gratuito de imersão em tecnologia 

TecnologiaInscrições abertas para programa gratuito de imersão em tecnologia 
spot_img

LIDE SC e RS abrem agenda de 2025 com debate sobre Cidades Inteligentes

Fóruns empresariais iniciarão o ano abordando temas estratégicos para...

Dimas Construções investe em cultura e ajuda a transformar espaços urbanos por meio da arte

Apoiadora de projetos culturais, construtora de Florianópolis fortalece posicionamento...
spot_img

Compartilhe

Jovens de 16 a 21 anos podem participar das novas turmas da ONG Prototipando a Quebrada 

A ONG Prototipando a Quebrada (PAQ) está com inscrições abertas para jovens de 16 a 21 anos, estudantes ou formados em escolas públicas, interessados em participar da turma de 2025.1. Com foco na inclusão social por meio da educação tecnológica, a organização tem ajudado a transformar realidades, proporcionando acesso a oportunidades de trabalho e educação na região metropolitana de Florianópolis. Fundado em 2018, o PAQ já formou 190 jovens e atualmente conta com 80 participantes. Desses, 20 educandos estão matriculados na universidade e cerca de 40 estão empregados, sendo 61% deles no setor de tecnologia.  As inscrições podem ser feitas até o dia 19 de fevereiro pelo link disponível no perfil oficial do PAQ no Instagram: @prototipandoaquebrada.

O programa gratuito inclui uma jornada de imersão de oito semanas, com início no dia 10 de março, onde os participantes são introduzidos ao mundo da tecnologia, aprendem sobre habilidades comportamentais, utilizam ferramentas de trabalho e têm acesso a espaços e eventos ligados ao segmento, além da oportunidade de fazer contato direto com profissionais do setor. Não é preciso conhecimento prévio em tecnologia. Os encontros do programa de imersão ocorrerão três vezes por semana, às segundas, quartas e sextas-feiras, das 18h às 20h30, em duas das quatro unidades do PAQ: no Passeio Primavera – ACATE – SC 401, bairro Saco Grande, em Florianópolis, ou no Passeio Pedra Branca – INAITEC, bairro Pedra Branca, em Palhoça.

Após a fase inicial, os jovens continuam sua formação em áreas específicas, por meio de cursos oferecidos em parceria com instituições educacionais e com o apoio de investidores. Durante todo o processo, contam com a mentoria de voluntários e têm acesso facilitado a vagas de estágio e programas de trainee.

Impacto social

O Prototipando a Quebrada tem como objetivo criar um ecossistema sustentável de transformação tecnológica, capacitando os educandos para o mercado de trabalho e incentivando o desenvolvimento social das comunidades periféricas. Com o apoio de mais de 60 voluntários e parcerias com empresas e investidores, o PAQ já impactou mais de 50 instituições e atinge uma rede de 5 mil pessoas.

Além da capacitação direta, a ONG também atua na formação de educadores nas periferias, que replicam a Metodologia PAQ, contribuindo para a sustentabilidade dos projetos e ampliando o impacto da organização. Desde sua fundação, o PAQ já movimentou cerca de R$ 600 mil por ano nas comunidades onde atua, beneficiando indiretamente a economia local. Para saber mais, acesse prototipandoaquebrada.org.