Estão abertas as inscrições para o TEDx Floripa, programa organizado de forma independente aos moldes do TED – conferência anual e sem fim lucrativo, na Califórnia, que reúne palestras com “ideias que merecem ser espalhadas”. O evento, que está na segunda edição na Capital, acontece no dia 28 de setembro, no Hotel Sesc Cacupé, das 9h às 18h40 e as inscrições poderão ser feitas no site www.tedxfloripa.com.br. Com o tema “(des)conecte-se”, já foram anunciados cinco dos 16 palestrantes convidados.
Um deles é Oswaldo Oliveira, consultor de empreendedorismo em rede. Oswaldo acredita que não há um problema iminente de escassez de recursos no mundo. Ele afirma que as pessoas integram um sistema de distribuição de vida abundante.No TEDxFloripa ele vai contar como difunde essa ideia no desenvolvimento de empreendedores e negócios em rede.
Conhecida como a “Cientista que virou mãe”, Ligia Moreira Senas é doutora em farmacologia e pós-doutoranda em Saúde Coletiva. Desde que virou mãe em 2010, passou a lutar contra a violência obstétrica. Além do blog citado, ela faz parte do grupo “Eu quero um parto normal”, coletivo com seis mães que trabalham na divulgação de informações sobre o parto normal e assistência no parto. Ela integra a rede de mulheres “Parto do Princípio” em defesa do respeito ao parto, nascimento e pela maternidade ativa.
O tema "família" também estará presente na palestra de Carol Rivello, mãe e blogueira do “Nossa vida com Alice”, em que relata diariamente o desenvolvimento, dificuldades e bons momentos de sua filha, Alice, portadora da Síndrome de Down. Com as postagens ela está quebrando paradigmas e preconceitos sobre a síndrome, e ajuda outras famílias na criação de seus filhos.
O professor do Departamento de Computação do CEFET-MG, Adelson de Paula Silva, acredita na importância da tecnologia no acesso à informação, mas acredita fielmente que não há educação e formação sem o resgate da auto-estima, edificação do desejo e a internalização do “eu posso”. No TEDxFloripa ele vai mostrar que a tecnologia é uma ótima ferramenta, porém a construção da competência profissional exige integração, relacionamento e valorização do ser humano. O TEDx conta ainda com a música do coletivo medieval e renascentista Cantus Firmus, de Florianópolis. O grupo nasceu da falta de músicos brasileiros especializados no repertório da música antiga e hoje quer divulgar a origem da música ocidental.
A primeira edição do TEDxFloripa foi realizada em 2011, no Teatro da UFSC com o tema "A ponte, as ilhas". Na época, a licença era limitada a um público de 100 pessoas e houve mais de 400 inscritos. As palestras do TEDxFloripa 2011 podem ser conferidas no site do evento, ou no canal do TEDx no Youtube. O TEDxFloripa 2013 tem uma licença para 300 pessoas. Para participar, os inscritos passarão por uma curadoria, que selecionará os interessados que tenham maior afinidade com o tema e que ajudarão a espalhar as boas ideias expostas.