O professor Jóris Marengo, do Método DeRose, ministrará nesta terça-feira, 14, o curso “Respiração para o alto desempenho”, das 19h30 às 22h30, na Escola Método DeRose da avenida Othon Gama D'Eça, 907, sala 402. As inscrições podem ser feitas no local do curso e pelos telefones: (48) 3223-1282, (48) 3233-0016 e (48) 3247-4646. Os valores são R$200 para quem não é estudante e, se forem 2 ou mais pessoas da mesma empresa ou família, o valor é R$150 por pessoa. O valor pode ser pago no cartão, cheque e dinheiro.
Segundo Jóris, a maioria dos adultos não respira bem. O estilo de vida apressado das grandes cidades atinge os pulmões, primeira linha de defesa do organismo. "Além disso, temos 1 bilhão de alvéolos, dos quais utilizamos menos de 10% o lamentável neste processo é que não percebemos que vivemos diariamente esta condição de pobreza biológica", afirma Jóris.
“A precariedade da nossa respiração é um sinal da nossa qualidade de vida: quem respira pouco, sente pouco, deseja pouco, expressa pouco, pensa superficialmente”, diz ele.
Jóris é presidente da Federação do Método DeRose de Santa Catarina, e com mais de 2000 palestras, cursos e vivências ministradas na América Latina e Europa, desenvolveu em 1979 o programa “Respire bem”, treinamento pioneiro no Brasil na reeducação e aumento de capacidade respiratória.
Segundo o professor, além de ensinar os participantes a usar de forma mais inteligente a respiração, o treinamento do programa influencia diretamente na melhoria do foco, motivação e raciocínio, aumentando o desempenho nos esportes, estudos e trabalho.
A proposta é abrir os pulmões. Através das técnicas, o curso vai confrontar limitações respiratórias e mudar, em algumas horas, os padrões de ventilação pulmonar dos participantes. São quatro etapas: Respiração, emoção & tensão; Anatomia & fisiologia respiratória; Programa de reeducação respiratória; Treinamento; e Respiração de Alto Desempenho aplicada ao dia a dia.