Representantes da sociedade civil e da área governamental irão avaliar as prioridades para o desenvolvimento da cultura em Florianópolis e as conquistas obtidas no setor ao longo da última década. A pauta faz parte da programação da VI Conferência Municipal de Cultura, que começa nesta terça-feira, 14, e segue até quinta-feira, 16, no auditório da Assembleia Legislativa de Santa Catarina. O evento é gratuito e aberto ao públuico. As inscrições podem ser feitas neste link ou no local, antes da abertura da conferência, na terça, 14. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3324-1415.
O encontro é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Fundação Franklin Cascaes, e pelo Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis (CMPCF). Durante três dias serão discutidos temas em quatro eixos: fomento; profissionalização; diversidade; e sustentabilidade da cultura. Além dos debates, estão previstas exposições, apresentações artísticas e painéis sobre melhores práticas setoriais.
Com o tema central “10 Anos de Conferência de Cultura – Avanços e Desafios”, a proposta é avaliar as conquistas obtidas desde a primeira mobilização, na conferência de 2005, e pensar estratégias e perspectivas futuras para demandas como fomento do setor por meio de editais; ampliação de políticas culturais de inclusão e acessibilidade; aperfeiçoamento da gestão cultural e da formação profissional; além do fortalecimento da economia da cultura, entre outras prioridades.
No último dia da VI Conferência Municipal de Cultura serão eleitos os representantes da Sociedade Civil para compor o Conselho Municipal de Política Cultural de Florianópolis no período 2015-2016. Na oportunidade, serão apresentados os 15 conselheiros que vão representar o Poder Público durante o biênio, conforme critério de paridade entre os dois segmentos, totalizando 30 membros no CMPCF.