fique por dentro de floripa

- Variedades - Inscrições abertas: Fórum de Cinema e Educação oferece oficinas sobre a história da cinematografia brasileira

16.11.2020

Inscrições abertas: Fórum de Cinema e Educação oferece oficinas sobre a história da cinematografia brasileira

16.11.2020
Inscrições abertas: Fórum de Cinema e Educação oferece oficinas sobre a história da cinematografia brasileira
Foto: Divulgação


Promovido pela 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, workshop será ministrado pela historiadora e pesquisadora Cláudia Mogadouro 


Estão abertas as inscrições para o Fórum de Cinema e Educação, realizado dentro da programação da 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. Neste ano, o Fórum promove o workshop Panorama do Cinema Brasileiro  para Educadores, com Cláudia Mogadouro. Serão cinco dias de atividades on-line, entre 23 e 27/11, sempre das 10h às 12h. Gratuito.

Cláudia Mogadouro é reconhecida pesquisadora do cinema. Em são Paulo, ela atua como formadora audiovisual de professores da rede municipal de ensino da capital paulista. É   historiadora e tem especialização, mestrado e doutorado pela ECA-USP. Também é representante do CINEDUC em São Paulo, pesquisadora do Núcleo de Comunicação e Educação da USP (NCE-USP) e criadora e coordenadora do Coletivo Janela Aberta – Cinema & Educação. É criadora e coordenadora do Grupo Cinema Paradiso.

 

Nas 10 horas de workshop on-line, Claudia irá guiar os participantes pela história da cinematografia nacional.  Entre os objetivos estão a reflexão sobre o uso do cinema na escola, ampliação de repertório — a partir, inclusive, de obras menos conhecidas — e compreensão do cinema como  documento histórico e parte da cultura brasileira. 

 

— A maioria dos educadores (gestores e professores)  desconhece grande parte das produções do cinema brasileiro. O curso se propõe a fornecer um panorama da História do Cinema Brasileiro, com maior ênfase para  a produção dos últimos 20 anos, fase da chamada "retomada", que apresenta grande  diversidade de formatos e temáticas — adianta Claudia.

Vale dizer que em 2014 foi aprovada a Lei 13.006, que versa sobre a alteração da Lei de Diretrizes e  Bases da Educação (LDB), e incluiu o cinema brasileiro como conteúdo obrigatório no  currículo da educação básica, com ao menos duas horas mensais de exibição de filmes  nacionais.

 

Os encontros do Fórum serão dinâmicos, mesclando aula expositiva, diálogos e exibição de trechos de filmes. O workshop é indicado para professores, mas é também uma oportunidades para todas e todos que queiram aprender sobre o cinema nacional. Certificados serão emitidos para quem tiver 100% de presença. 

O programa completo do Fórum está disponível no site da Mostra: https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
 

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será virtual

A 19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis será de 21 a 28 de novembro. Em 2020, a Mostra se reinventa e apresenta um panorama contemporâneo da cinematografia brasileira e internacional em programação on-line e gratuita. Além de exibições de filmes nacionais e internacionais, realiza atividades paralelas como o Fórum de Cinema e Educação, Encontros de Cinema Infantil e oficinas de audiovisual para crianças e professores. Para finalizar a programação do Fórum, será exibido o longa-metragem O Outro Lado do Outro, com bate-papo com realizadores após a sessão. Ao longo do workshop, serão abordados alguns clássicos, como Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964), de Glauber Rocha, até a animação O Menino e o Mundo (2014), de Alê Abreu.

A 19ª edição da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis é realizado pela Secretaria Especial da Cultura - Ministério do Turismo. Tem o patrocínio cultural da Celesc - Centrais Elétricas de Santa Catarina, da Eletrobrás CGT Eletrosul, da Engie, do Itaú e da Statkraft. Coordenação da Lume Produções Culturais e direção geral de Luiza Lins.

Programação completa no site https://www.mostradecinemainfantil.com.br/

Agende-se

19ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis
Quando: 21 a 28 de novembro
Onde:  https://www.mostradecinemainfantil.com.br/
Quanto: gratuito

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Paradigma Cine Arte está pronto para a reabertura dos cinemas em Florianópolis

30.11.2020

Paradigma Cine Arte está pronto para a reabertura dos cinemas em Florianópolis

Marcoliva lança quarto single do trabalho “Todos Os Santos”

30.11.2020

Marcoliva lança quarto single do trabalho “Todos Os Santos”

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Iguatemi Florianópolis

30.11.2020

Luciano Martins comemora 20 anos de carreira com dupla exposição no Iguatemi Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.