O Laboratório de Pesquisa em Lazer e Atividade Física (Laplaf), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), está oferecendo gratuitamente exames laboratoriais e avaliação física para homens de 40 a 59 anos em Florianópolis.
O projeto é ligado à tese de doutorado da acadêmica Melissa Vieira e à dissertação de mestrado da aluna Alice Erwig, do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano, com orientação da professora Adriana Guimarães. A iniciativa atenderá homens com deficiência androgênica do envelhecimento masculino, mais conhecida como andropausa.
Os serviços serão realizados no Laplaf e nos laboratórios de Análise Multissetorial (Multilab) e de Pesquisas em Desempenho Humano (Lapedh), do Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), no Bairro Coqueiros.
"Convidamos os homens de 40 a 59 anos para participarem do projeto, a fim de promover um período de monitoramento, durante o qual receberão orientações e incentivo aos cuidados com a saúde", ressaltam as acadêmicas de pós-graduação.
Como funcionará
No momento, o projeto está realizando um novo processo de triagem, em duas etapas. Na primeira, os interessados devem responder a um formulário online para rastreamento dos sintomas. Se o inscrito for selecionado para participar, os pesquisadores entrarão em contato para avaliação sanguínea dos níveis de testosterona.
Após esse processo, dependendo dos resultados, o interessado será convidado a participar de um período de seis meses de exames laboratoriais e avaliações físicas, com início em fevereiro de 2019. Ao longo desse período, as avaliações serão realizadas quatro vezes – em março, abril, junho e outubro.
Os exames laboratoriais servirão para avaliar a taxa hormonal, o colesterol, a glicemia e os níveis de triglicerídeos, e a avaliação física para controle do peso e do percentual de gordura corporal.
Inscrições gratuitas por telefone e e-mail
As inscrições ocorrem pelo formulário online; com Melissa Vieira, pelo e-mail mecarvalho.s@gmail.com e pelo telefone (48) 99166-5128; e com Alice Erwig, pelo e-mail aliceerwig@gmail.com e pelo telefone (48) 99660-6204. Mais informações podem ser obtidas pelos mesmos contatos.
As informações são da Assessoria de Imprensa da UDESC.