spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Iniciativa de Inovação Aberta do SEBRAEHUB para desenvolvimento territorial entra em operação

TecnologiaIniciativa de Inovação Aberta do SEBRAEHUB para desenvolvimento territorial entra em operação
spot_img
spot_img

Compartilhe

O Living Lab entra em operação a partir da próxima segunda-feira, 9 de janeiro de 2023; Oito empresas foram selecionadas por meio de edital

O Living Lab do SEBRAEHUB, iniciativa inédita do Sebrae que aplica a metodologia Open Innovation (Inovação Aberta), entra em operação a partir da próxima segunda-feira, 9 de janeiro. O programa busca selecionar, testar e validar soluções inovadoras que possam resolver os desafios das cidades para criar um ambiente cada vez melhor para o desenvolvimento territorial.

Foram selecionadas oito empresas por meio de edital do Sebrae, anunciadas no dia 23 de dezembro de 2022: AddedLab Inovação em Governo, Avaliando Brasil, Corpia, RDO APP, Smart Tour Brasil, Tordata Inteligência Turística, TuristaRV e Zapform. 

O processo seletivo buscou soluções inovadoras para GovTech focadas em desafios das prefeituras e convergentes com o propósito do Sebrae: Soluções inovadoras em GovTech para os desafios da desburocratização do setor público municipal de Santa Catarina, por meio da transformação digital (TD); Soluções inovadoras em GovTech que melhorem a interoperabilidade dos diversos sistemas de prefeituras; Soluções inovadoras em GovTech para os desafios da melhoria da Governança em prefeituras e/ou câmaras de vereadores, prioritariamente as questões relacionadas à adesão do Brasil à OCDE; Soluções para o incentivo ao empreendedorismo no setor do Turismo; Soluções para o incentivo ao empreendedorismo no setor do Agronegócio.

Nos próximos meses, as empresas selecionadas passarão por um processo de implantação de projetos piloto, com duração de até 6 meses, junto a uma prefeitura selecionada, e em ambiente real. “Durante o projeto piloto, cada uma das soluções dessas empresas será testada de forma intensiva. Após esse período, o Sebrae e a prefeitura avaliarão o teste para verificar se a solução inovadora foi validada, ou seja, tem potencial para contratação futura e escalabilidade no mercado brasileiro”, explica a gestora do SEBRAEHUB, Soraya Tonelli.

As empresas participantes do Living Lab serão beneficiadas ao fazerem parte do SEBRAEHUB, tendo acesso a um ambiente especializado em inovação para o desenvolvimento territorial, com diversas oportunidades de networking com prefeituras e com o Sebrae, que poderão ser potenciais clientes das soluções, além de ter acesso a espaço de trabalho, reuniões e ambiente para a realização de eventos, entre outros.

Sobre a metodologia do Living Lab SEBRAEHUB

A metodologia aplicada no Living Lab SEBRAEHUB foi desenvolvida pelo laboratório VIA Estação Conhecimento, do Departamento de Engenharia de Gestão do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), referência nacional em Inovação Aberta, e é co-realizada com o Sebrae/SC neste programa de inovação aberta. Além disso, são parceiros da iniciativa a Federação de Consórcios, Associações e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e o Consórcio de Inovação na Gestão Pública (CIGA).

Também são parceiros do SEBRAEHUB a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), a Incubadora Celta, o Instituto Stela e o IEL/SC.