spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Iniciativa da ENGIE, Parcerias do Bem completa três anos com a marca de mais de 63 mil pessoas diretamente beneficiadas no país

GeralIniciativa da ENGIE, Parcerias do Bem completa três anos com a marca...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Lançado em 2021, programa convida clientes e parceiros de diferentes portes e setores a se engajarem em iniciativas de responsabilidade social

Em três anos de atividades, o Parcerias do Bem, programa criado pela ENGIE Brasil Energia para promover a responsabilidade social, atingiu a marca de mais de 200 projetos assinados, mais de 80 instituições e empresas parceiras, sendo 52 delas ainda ativas, e mais de 63 mil pessoas diretamente beneficiadas no país. Apenas em 2024, até o momento, já foram 91 projetos firmados e 24 mil pessoas diretamente beneficiadas. Os resultados da iniciativa foram apresentados em um evento na sede da companhia, em Florianópolis, com direito a apresentações artísticas com participações especiais da Camerata Florianópolis e do Balé Bolshoi.

“A ENGIE é, sim, uma empresa de energia. Mas também é muito mais do que isso, estamos comprometidos em contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país. Nestes três anos de Parcerias do Bem, testemunhamos na prática o poder transformador da responsabilidade social, com tantos projetos impactando de forma positiva a vida das pessoas nas comunidades das quais fazemos parte”, afirmou o Diretor-Presidente da ENGIE Brasil Energia, Eduardo Sattamini. 

Por meio do Parcerias do Bem, a ENGIE Brasil Energia firma parcerias com empresas de diversos portes, setores e regiões do país para fortalecer ações trabalhadas em conjunto. Os investimentos viabilizados até hoje somam R$ 9 milhões em programas de geração de renda, educação, saúde e cultura. 

“O Parcerias do Bem nasceu com a ideia de unir forças, pois temos a convicção de que juntos conseguimos fazer projetos maiores, melhores e com maior alcance, beneficiando muito mais gente. O resultado é uma grande corrente do bem, em que novas empresas passam a incorporar a responsabilidade social em sua rotina de forma sistemática. E, assim, caminhamos rumo a uma sociedade mais justa para todos”, destacou a Diretora de Pessoas, Processos e Sustentabilidade da EBE, Luciana Nabarrete.

“Esse é um momento para agradecer cada um que abraçou a ideia do Parcerias do Bem nestes três anos. Crescemos e fizemos muito. Terminamos o primeiro ano com nove parcerias firmadas. Hoje, comemoramos a marca de mais de 200 projetos realizados em conjunto com parceiros, número que não para de crescer. Temos a certeza de que vamos ainda mais longe”, acrescentou a Gerente de Responsabilidade Social, Luciane Pedro.

Um dos exemplos de iniciativas beneficiadas pelo Parcerias do Bem são os seis Centros de Cultura e Sustentabilidade mantidos pela ENGIE, localizados em Alto Bela Vista (SC), Concórdia (SC), Entre Rios do Sul (RS), Quedas do Iguaçu (PR), Minaçu (GO) e Trairi (CE). Estes espaços foram criados para oferecer à comunidade atividades culturais, recreativas e educativas, tudo de forma gratuita. Outras quatro novas unidades estão em construção e implantação nas cidades de Itá (SC), Saudade do Iguaçu (PR), Umburanas (BA) e Estreito (MA).

Outra iniciativa que envolve o Parcerias do Bem é o Mulheres do Nosso Bairro, programa da ENGIE para apoio à geração de renda de mulheres de todo o Brasil. Este ano foi lançada a quinta edição do edital, com mais de 20 empresas parceiras, e mais de R$ 1 milhão em premiação para 100 mulheres líderes de empreendimentos no Brasil inteiro.

Ações para a promoção da saúde são outra frente de trabalho. Em Estreito, no Maranhão, e em Mossoró, no Rio Grande do Norte, profissionais da saúde receberam cursos de capacitação para ajudar na detecção precoce do câncer infantojuvenil, em parceria com o Instituto Ronald McDonalds. Em Umburanas, no sertão da Bahia, foram realizadas campanhas em prol da visão, disponibilizando exames e doação de óculos gratuitos, com apoio da EssilorLuxottica, empresa líder global em lentes oftalmológicas. 

A atuação em conjunto se alinha ao 17º Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, que prevê fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável. 

Hoje, 52 instituições e empresas estão com parcerias ativas. São elas: ADVB, Alcoa, Algar, Aliança Energia, Altenburg, Baia Sul, Banco Safra, Bosch, CEMIG, Center Norte, Ceste, Comerc, Consórcio Machadinho, Consulado da Mulher, Duas Rodas, DVA, Eletrobras, EssilorLuxottica, Fiesc, Fort Atacadista, Goedert, Habitasul, Hitachi, Hospital Pequeno Príncipe, Irani, Itasa, Jirau Energia, Junior Achievement, Koerich, Krona, Lide PR, Lide SC, Malwee, McDonalds, Movimento ODS, Multilog, Nauterra/Gomes da Costa, Oiapoque Energia, Pointer, Porto Itapoá, Portobello, Portonave, Renault, Sebrae, Softplan, Taesa, TAG, Técnica Geração, Tigre, Unimed, Voltalia e WEG.

Saiba mais sobre o Parceiras do Bem 

https://www.engie.com.br/parceriasdobem