O Projeto ACATE Reconecta visa diminuir os impactos da crise da Covid-19 e facilitar contratações nas empresas associadas
Desde que a pandemia da Covid-19 chegou a Santa Catarina, a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) está mobilizada realizando uma série de medidas em apoio ao setor de tecnologia. Como parte da segunda fase do Plano de Ação da entidade, é lançado o ACATE Reconecta, em parceria com a Vertical People Tech. A iniciativa tem dois objetivos: o primeiro, demonstrar que, apesar da crise, muitas empresas de tecnologia catarinenses seguem com muitas vagas em aberto e investindo; e o segundo, auxiliar os profissionais que foram desligados recentemente, criando um canal direto às vagas abertas e disponibilizando um mapeamento de cursos de qualificação e reciclagem, gratuitos e nas mais diversas áreas, para que possam aproveitar esse período para estudar e adquirir novos conhecimentos.
As empresas Enlizt, Feedz, Geekhunter, GoGood e Vibbra, pertencentes à Vertical PeopleTech, estão empregando as suas soluções a fim de beneficiar o ecossistema de inovação do estado. Os negócios podem divulgar suas vagas na plataforma disponível no site da ACATE, e também navegar pela plataforma de cadastro para encontrar a pessoa certa para o posto. Já aqueles que estão a procura de recolocação no setor, podem cadastrar seu currículo e conhecer as vagas disponíveis.
Neste período de pandemia, a Vertical People Tech, composta por mais de dez empresas de base tecnológica que atuam no desenvolvimento e comercialização de soluções para gestão de pessoas, está engajada na busca de soluções que ajudem a minimizar os impactos da crise, tanto para as empresas como para os colaboradores. “Períodos como esse também podem gerar boas oportunidades. Diversas empresas de tecnologia associadas seguem contratando e fortalecendo suas equipes e nós queremos facilitar esse processo, contribuindo para um cenário mais positivo no futuro ”, explica Bruno Rodrigues, diretor da Vertical.
Após impactar positivamente mais de 10 mil pessoas desde o dia 23 de março com o Plano de Ação ACATE, gerando conteúdo e ações para empresas e startups do ecossistema, a entidade realizará nesta segunda fase ações específicas e individualizadas em benefício das associadas mais impactadas pela crise. Até o momento, foram mapeadas 86 que passam por maiores dificuldades, e que, por isso, receberão atenção e atendimento direto.
Em quase um mês de implementação, foram realizados nove webinars pelo canal do Youtube, com mais de 2.200 participantes, além de cerca de 4 mil visualizações nos vídeos. No eixo de soluções tecnológicas, 48 soluções foram mapeadas para o combate e prevenção ao coronavírus e apoio na digitalização de empresas: 15 na área da saúde; 11 para apoio no trabalho remoto; 7 para área do varejo e 15 para outras áreas. No Programa de Mentoria, que oferece orientações gratuitas para startups em dificuldades, 50 mentorias já foram realizadas; 47 mentores foram captados para a rede de apoio e 71 associados demandaram mentorias.