fique por dentro de floripa

- Economia e Negócios - Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

02.07.2020

Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag

02.07.2020
Inflação em Florianópolis tem leve aceleração em junho, mostra Índice de Custo de Vida da Udesc Esag
Foto: Queda forte nos preços de alguns alimentos, como o tomate, evitaram um índice maior - Foto: Getty Images

Os preços dos produtos e serviços consumidos em Florianópolis tiveram um aumento médio de 0,21% em junho, uma leve aceleração em relação à inflação de maio (0,14%). Entre os gastos que mais pesam no orçamento das famílias, houve queda no custo dos alimentos (-0,31%) e aumento nos itens relativos a transportes (2,63%) e habitação (0,34%).


Os números são do Índice de Custo de Vida (ICV), calculado mensalmente pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), por meio do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), com apoio da Fundação Esag (Fesag). O índice registra ainda uma alta acumulada da inflação de 1,18% desde janeiro e de 3,04% nos últimos 12 meses.

Alimentação

Alimentação e bebidas é o grupo com mais peso no cálculo do índice, reunindo itens que correspondem a mais de 20% do orçamento das famílias. O preço médio dos alimentos comprados nas feiras e supermercados caiu 0,5%, enquanto o custo de fazer uma refeição em restaurantes ou lanchonetes se manteve estável em relação ao mês anterior.

A variação para baixo nos preços dos alimentos consumidos em casa foi puxada por alguns subgrupos, como o de tubérculos, raízes e legumes (-12,2%). Alguns produtos que vinham subindo muito nos últimos meses, por conta da entressafra, tiveram quedas significativas em junho. É o caso do tomate (-24,8%) e da batata inglesa (-15,2%).

Também caíram os preços das hortaliças e verduras (-2,47%) e dos enlatados e conservas (-2,17%). Carnes, pães e açúcares e derivados tiveram quedas próxima de -1%.

Transportes e habitação

Depois dos alimentos, os preços com mais impacto no Índice de Custo de Vida são os relacionados aos transportes (19% do orçamento das famílias) e habitação (responsável por 13,5% dos gastos).

Diferente da alimentação, os dois subgrupos tiveram aumento dos preços no mês de junho. Nos transportes a alta foi mais forte (2,63%), puxada principalmente pelos combustíveis para automóveis, que subiram quase 7%.

Subiram um pouco acima do índice geral os preços ligados à habitação (0,34%) e artigos de residência (0,26%). Já os serviços de comunicação subiram 0,80%. Além dos alimentos, tiveram redução de preços os grupos de saúde e cuidados pessoais (-0,54%), despesas pessoais (-1,21%), vestuário (-1,69%) e educação (-0,27%).

Sobre o Índice de Custo de Vida

O ICV/Udesc Esag registra a variação dos preços de 297 produtos e serviços consumidos por famílias de Florianópolis com renda entre 1 e 40 salários mínimos. Para o último boletim mensal, os dados foram coletados entre os dias 1º e 30 de junho.

A metodologia é a mesma usada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o cálculo do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), referência oficial para a meta de inflação nacional. Para o cálculo do ICV, a Udesc Esag conta com o apoio da Fundação Esag (Fesag) na atualização das ferramentas utilizadas.

Mais informações podem ser obtidas em udesc.br/esag/custodevida, onde é possível consultar os boletins mensais (desde 2010) e as séries históricas (desde junho de 1994) do ICV/Udesc Esag.

 

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Odonto Special abrirá 6 franquias em Santa Catarina

23.09.2020

Odonto Special abrirá 6 franquias em Santa Catarina

No dia nacional do sorvete, empresa de Florianópolis inova e comemora registro conquistado na Anvisa

23.09.2020

No dia nacional do sorvete, empresa de Florianópolis inova e comemora registro conquistado na Anvisa

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

18.09.2020

Fat Bike Floripa abre a primeira loja física no MULTI Open Shopping

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.