O Ufsctock, que reúne música, fotográfica, poesia, oficinas e intensa programação cultural na Universidade Federal de Santa Catarina, promove nesta quinta feira, 21, um debate sobre a industria cultural e o mercado da arte, suas relações com as identidades culturais e produções independentes. A troca de ideias será às 18h30 no Centro de Cultura e Eventos (segundo andar).
O objetivo é conversar sobre as experiências da APAFUNK, Associação de Profissionais e Amigos do FUNK, do Rio de Janeiro e da lei do funk é cultura. Exemplos da relação na Ilha de Santa Catarina sobre a cultura popular e a marginalização das expressões regionais tradicionais.
O Ufsctock vai até domingo, 24. Consulte a programação aqui.
Debatedores:
MC Leonardo é o apelido do funkeiro Leonardo Pereira Mota, presidente da Associação dos Profissionais e Amigos do Funk (Apafunk). Nascido e criado na favela da Rocinha, MC Leonardo é junto com seu irmão MC Junior (com quem faz dupla) parte da história do funk carioca. Na estrada desde os anos 1990, os irmãos MCs gravaram o primeiro disco inteiramente dedicado a uma dupla de funkeiros e o primeiro clipe de funk nacional. Seu maior sucesso, o Rap das Armas, é o mais polêmico da história do funk e continua a produzir debates, especialmente depois de ter sido incluído na trilha sonora do não menos polêmico filme Tropa de Elite (2007). MC Leonardo integrar também o corpo de colaboradores da Revista Caros Amigos.
Neco musico e compositor é uma grande figura do cenário cultural da ilha. Nos anos 70 junto artistas de todas as áreas, entre eles o Grupo Engenho, construía um movimento de defesa e valorização da cultura regional. Neco compões musicas que são verdadeiros hinos de Florianópolis como “Barra da Lagoa”. É formado em música pela UDESC e a 10 anos cuida da programação do Rancho do Neco, casa de samba tradicional de Florianópolis que fica na Ponta do Sambaqui.