O MIDI Tecnológico, incubadora administrada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) e mantida pelo Sebrae/SC, apresentou esta semana o resultado do processo seletivo 2013 para a modalidade virtual. Das 23 propostas enviadas à incubadora, 14 chegaram à etapa final e oito empresas foram selecionadas para o processo de incubação: ACT Sistemas, Cat Nigiri , Domotic, InTradeBook.com, Logica E, Sensor Web, 2GDev e a proposta do empreendedor Egon Sewald Jr, cuja empresa ainda não está formalizada.
A primeira etapa da seleção consistiu em um pitch para o comitê interno de avaliação, que foi seguido de uma descrição do projeto e da banca final, com apresentação do modelo de negócio da empresa a uma banca de avaliadores, inclusive com convidados externos. Participaram da banca final o presidente e vice da ACATE, Guilherme Bernard e Everton Gubert, respectivamente; o secretário executivo da ACATE e coordenador geral do MIDI Tecnológico, Gabriel Sant’Ana Palma Santos; o consultor do Sebrae/SC Marcos Regueira; o apoiador do MIDI Tecnológico, Sergio Viola; o consultor Administrativo-Financeiro do MIDI Tecnológico, Mario Baptista; o vice-presidente da Nexxera, Edenir Silva e o presidente da Agência Mercado, Ricardo Barbosa Lima. Em breve, a incubadora irá apresentar o perfil das empresas selecionadas e suas intenções e desafios nesta nova fase.
Novas incubadas
Parte das novas incubadas do MIDI Tecnológico se caracteriza por prestar serviços de gestão e monitoramento, por meio do desenvolvimento softwares, como é o caso da ACT Sistemas, idealizadora e desenvolvedora de soluções inteligentes em sistemas de informação, que está desenvolvendo um sistema para emissão de laudos de gerenciamento de fumaça preta. Já a Sensor Web oferece serviços de monitoramento remoto, atualmente comercializados nos mercados de Saúde e Alimentos. Trata-se de uma plataforma Cloud que conecta qualquer sensor à Internet, permitindo sua visualização remota em PC, tablet ou celular.
A 2GDev tem perfil semelhante e oferece o sistema MaisSaúde, baseado na ideia de feedback e integração paciente-profissional e voltado a endocrinologistas e nutricionistas clínicos. A Domotic Center desenvolve uma plataforma de controle e monitoramento (por meio de smartphones e tablets), relacionada às áreas de conforto, saúde, segurança, sustentabilidade e entretenimento e a InTradeBook.com utiliza o software INTRADE para internacionalização de pequenas empresas e integração de prestadores de serviços de comércio exterior.
A Cat Nigiri, membro da Vertical Games, é caracterizada por criar soluções para o desenvolvimento de jogos eletrônicos multiplataforma, enquanto a Lógica E integra soluções de hardware e software embarcado para compor novos produtos ou aperfeiçoar aqueles já existentes e atua na especificação para fabricação até a montagem do produto final. A incubada do empresário Egon Sewald Junior atua no desenvolvimento de soluções de busca semântica de documentos.
Sobre o MIDI Tecnológico e a incubação virtual
Com a entrada das novas empresas, o MIDI Tecnológico – escolhida como a melhor incubadora do Brasil para desenvolvimento local e setorial pela Anprotec em 2012 – contará com 24 empresas incubadas, sendo nove residentes e 15 virtuais. Na modalidade virtual de incubação, as empresas se não instalam fisicamente nas dependências da incubadora, mas têm acesso a todos os demais serviços e benefícios da incubação, como cursos, consultorias tecnológicas e de gestão, programas, eventos de networking, associação à ACATE, entre outras.