fique por dentro de floripa

- Trânsito - Inaugurada Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis

24.05.2016

Inaugurada Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis

24.05.2016
Inaugurada Central de Monitoramento de Trânsito de Florianópolis
Foto: Petra Mafalda/PMF

Foi inaugurada nesta terça-feira, 24, a primeira Central de Monitoramento de Trânsito da história de Florianópolis. O valor do investimento, $ 5,5 milhões, vem de recursos próprios da Prefeitura da Capital. 

Os 20 controladores que irão monitorar as ruas dia e noite da central, instalada no primeiro andar da sede da Secretaria de Segurança e Gestão do Trânsito, na rua Deodoro, no Centro, já começaram a trabalhar.

Entre os principais benefícios do novo sistema estão: o tempo de resposta para solução de conflitos, a visualização do mapa da cidade com todas as informações do que está ocorrendo no trânsito e a possibilidade de agir sem precisar ir até o local.

O trabalho para instalação dos novos equipamentos começou em janeiro. De lá para cá, a cidade ganhou 137 sistemas de controle de trânsito, que funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração controlam os 630 semáforos da cidade.

 Entenda como funciona

- A empresa especializada em tecnologia instalou 137 sistemas de controle de trânsito, espalhados em áreas estratégicas da cidade. O mesmo utilizado em grandes metrópoles, como Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro.

- Estes sistemas ficam dentro de caixas no solo e não são percebidos pelos motoristas. Elas funcionam como CPU´s de computadores, onde softwares de última geração irão controlar 630 semáforos da cidade.

- Na central de monitoramento, seis telas em LED (chamadas tecnicamente de videowall – pois possuem tecnologia superior às de televisão) funcionam como “telas de computador”, das 134 “CPU´s” espalhadas pela cidade.

- Nas telas estarão todos os 630 semáforos da cidade, enviando informações em tempo real sobre o trânsito, dia e noite. Com apenas um clique, os agentes de trânsito poderão alterar a sincronia de um semáforo, fazendo o trânsito fluir na direção que for necessário.

Como interagir

Os motoristas que estiverem em congestionamentos (em vias municipais) poderão interagir com os agentes pelo número 153 da Guarda Municipal – relatando problemas ou filas fora do comum.

Com informações da Secretaria de Comunicação da Prefeitura da Capital. 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

16.09.2019

Falta de Zona Azul em Florianópolis preocupa CDL da Capital

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

03.09.2019

Obras de esgoto exigem atenção no trânsito em Ingleses

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

26.08.2019

Tráfego em trecho na Estrada Isid Dutra será liberado a partir desta segunda-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.