Hub de Inovação da Grande Florianópolis promove uma série de iniciativas que incentivam o empreendedorismo
O INAITEC, ecossistema de negócios do bairro planejado Cidade Pedra Branca, em Palhoça, acaba de completar seus 14 anos de atuação. Nesse período, mais de 500 empresas foram atendidas e impulsionadas, e o hub de inovação tornou-se um dos principais agentes na promoção do empreendedorismo da Grande Florianópolis. “Estimulando a região do entorno da capital nos tornamos peça fundamental na engrenagem da inovação de Santa Catarina, o que nos motiva a seguir com o mesmo empenho na missão de oferecer suporte para que novas ideias floresçam e impactem positivamente o desenvolvimento social e econômico”, destaca Diego Chierighini, diretor executivo.
Fundado como um projeto-piloto em 2010 – pela Prefeitura de Palhoça, Pedra Branca Empreendimentos S.A., UniSul e a Associação Comercial e Industrial de Palhoça (ACIP), o INAITEC foi projetado para ser o alicerce tecnológico de um dos primeiros bairros planejados do Brasil e que é hoje referência de planejamento urbano sustentável. “Nascemos com a missão de fomentar o setor, atraindo empresas da economia criativa e formando um ecossistema completo para unir iniciativa privada, pública, educação e o associativismo”, ressalta Renato Ramos, presidente do conselho no período inicial, de 2010 a 2014.
Desde seus primeiros passos o hub de negócios já estava conectado com os objetivos e intenções da criação do bairro como um local para morar, trabalhar e estudar com boa qualidade de vida e ambiente sustentável. No entanto, para implantação do projeto de sua criação, a Pedra Branca Empreendimentos convocou o know-how da Fundação CERTI, de Florianópolis, para assim estabelecer a primeira incubadora de empresas de tecnologia de Palhoça. “A intenção era contribuir para criação de uma cidade do futuro, que não só aproxima as pessoas, como oferece uma infraestrutura tecnológica nas áreas de segurança, entretenimento, meio ambiente, engenharia e saúde”, recorda Tamiko Yamada, diretora de operações do INAITEC que integrou a comissão de implantação.
O INAITEC teve o papel fundamental na estruturação da Cidade Pedra Branca, atraindo empresas e assumindo o papel de aliar a tecnologia à inovação e a ciência, oferecendo o suporte adequado para alavancar o desenvolvimento econômico de seu entorno. “Era o início de um bairro com o conceito smart city, com estrutura tecnológica e sustentável. E o INAITEC tinha o papel de alavancar novas empresas, atuando como um agente impulsionador da inovação na região”, relembra Tamiko Yamada.
Ao longo de sua trajetória, o ecossistema de negócios desenvolveu uma série de iniciativas para promover a inovação focada na geração de negócios, bem como a atração e retenção de talentos. Além de contribuir na execução do PEIEX, iniciativa da Apex Brasil para preparação e qualificação para atuar no setor de exportação, entre seus programas estão o Acelera Pedra Branca, para desenvolver e viabilizar o trabalho de startups; o Emprega Palhoça, para conectar oportunidades de emprego e profissionais, e o Inova Palhoça, de consultorias para o desenvolvimento de legislações municipais de inovação.
Em 2013 mudou-se para um novo prédio, também na Cidade Pedra Branca. Com estrutura ampliada, o novo espaço passou a sediar empresas consolidadas como a Pedra Branca S.A, Nano Endoluminal, Sanova, Unilos, Opens, Betha e Oncast. Além da inauguração da nova sede, o período ficou marcado também pelo início de seu programa de incubação que hoje já graduou 15 startups dos mais variados segmentos – como TI, maquinário industrial, games online, gestão de equipe, monitoramento ambiental e tecnologia direcionada à engenharia.