spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 janeiro 2025

Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, lança programa de robótica com robô britânico

SaúdeImperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, lança programa de robótica com robô...
spot_img
spot_img

Compartilhe

Tecnologia de ponta proporciona cirurgias minimamente invasivas e um melhor pós-operatório para os pacientes

O Imperial Hospital de Caridade, em Florianópolis, promoveu nesta segunda-feira o lançamento do seu programa de Cirurgia Robótica, e se tornará o primeiro hospital de Florianópolis e o terceiro no país a realizar cirurgias com o robô Versius, desenvolvido na Inglaterra.

A iniciativa é resultado do investimento em inovação e alta tecnologia da Hospital Care, holding que administra em Florianópolis o Hospital de Caridade, Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem. O evento foi realizado na entrada histórica do Hospital de Caridade, às 19h, que foi totalmente restaurada. 

Participaram do lançamento para conhecer o robô da Inglaterra e suas funcionalidades, autoridades de Florianópolis, médicos especialistas, imprensa e convidados. A previsão é de que os médicos certificados comecem a operar em Florianópolis com o Versius a partir de junho, em uma sala exclusiva e com a infraestrutura adequada para o robô.

O Versius é considerado o que há de mais inovador em cirurgia minimamente invasiva no mundo, e auxilia os profissionais de saúde em procedimentos de diversas especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos como ginecológicos, urológicos, entre outros.

 Já para os pacientes, as intervenções cirúrgicas realizadas com o Versius apresentam uma série de benefícios, como a utilização de menos analgésicos no pós-operatório e a diminuição das taxas de infecção e outras complicações pós-operatórias.

“Esse projeto é mais uma demonstração do objetivo de unir tradição e inovação. Essa aquisição é um avanço na área da saúde para a capital catarinense, agregando a um hospital histórico um ambiente extremamente confortável e seguro, tanto para os pacientes, como para os médicos que utilizarem o nosso novo equipamento” diz o diretor presidente do Hospital Baía Sul, Dr. Sérgio Brincas.

O equipamento é considerado o mais compacto e funcional robô do mundo, o que facilita a mobilidade e dinamismo pelas equipes médicas, possuindo quatro braços robóticos ligados a unidades móveis. O cirurgião controla o robô a partir de um painel de controle, guiando os braços em cirurgias realizadas a partir de minúsculas incisões no corpo. Desde o ano passado, os médicos do Hospital de Caridade e do Hospital Baía Sul vêm recebendo capacitação técnica para operar o robô inglês.

O robô Versius foi desenvolvido pela empresa britânica CMR Surgical e já tendo sido utilizado em mais de 1.000 casos clínicos em outros países.