spot_imgspot_img
Florianópolis, 18 janeiro 2025

Imperial Hospital de Caridade completa 227 anos

SaúdeImperial Hospital de Caridade completa 227 anos
spot_img
spot_img

Compartilhe

Há 251 anos, o dia 1º de janeiro é um marco para a história de Florianópolis. Nesta data, em 1765, foi fundada a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos, guardiã e incentivadora do culto ao Senhor dos Passos. Anos depois, no dia 1 de janeiro de 1789, a capital catarinense passou a contar com os serviços do Imperial Hospital de Caridade (IHC), o primeiro hospital de Santa Catarina e 12ª Santa Casa construída no Brasil, voltado para o atendimento da população civil e carente.

 Para celebrar o aniversário das instituições, foi realizada na noite da última sexta-feira (01) uma Missa de Ação de Graças e da Paz na Capela Menino Deus, em Florianópolis, celebrada pelo arcebispo metropolitano Dom Wilson Tadeu Jönck, com o auxílio do capelão da Irmandade, Pe. Pedro José Koehler.

 Em sua homilia, Dom Wilson destacou que as entidades foram fundadas no Dia Mundial da Paz e da importância da benção no cotidiano. “Deus abençoou uma obra como a Irmandade do Senhor Jesus dos Passos e o Imperial Hospital de Caridade, que possuem mais de dois séculos de história e tradição”. Dom Wilson lembrou também das palavras do Papa Francisco, que recentemente falou sobre a importância da caridade e da misericórdia para os necessitados. “Quero parabenizar a Irmandade e o hospital pelo exemplo de amor e caridade que simbolizam e pelos anos de existência”, declarou o arcebispo.

 O provedor em exercício das entidades, Luiz Mário Machado, o provedor licenciado José Carlos Pacheco, o ex-provedor Aloísio Acácio Piazza, irmãos, irmãs e demais membros da mesa administrativa da Irmandade do Senhor Jesus dos Passos prestigiaram a cerimônia.

 Durante seu discurso, Luiz Mário falou sobre a biografia da religiosa Joana de Gusmão, responsável pela construção da Capela Menino Deus. “Quero proceder um reconhecimento público, de exaltação e alegria pela graça de termos tido a presença da beata Joana de Gusmão no nosso meio.  Esta grande religiosa, que distribuiu amor, fé e caridade na antiga Desterro, construiu a Capela do Menino Deus em 1762, local abençoado que acolheria mais tarde a imagem do Senhor dos Passos e a Irmandade”, afirmou o provedor em exercício.