fique por dentro de floripa

- Geral - IMA lança licença que vai contribuir para instalação do 5G em Santa Catarina

16.06.2020

IMA lança licença que vai contribuir para instalação do 5G em Santa Catarina

16.06.2020
IMA lança licença que vai contribuir para instalação do 5G em Santa Catarina
Foto: Rose Sardá.

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) lança nesta quarta-feira, 17 de junho, a Licença Ambiental por Adesão e Compromisso para o setor de Antenas de Telecomunicações. Além da avicultura e do segmento de Transporte de Produtos Perigosos, esta é a terceira atividade beneficiada pela LAC, modalidade de licenciamento automática e online. O lançamento ocorre por videoconferência a partir das 14h.

As antenas de telecomunicações são um dos equipamentos responsáveis por garantir a transmissão de sinais para o funcionamento de televisão, rádio, telefone fixo e móvel, e internet. Em Santa Catarina, de 2014 a junho de 2020, foram solicitados 3.155 processos de licenciamento relacionados a antenas de telecomunicações. Somente neste ano, já são 179 processos que entraram para análise no órgão ambiental catarinense.

O tempo médio da concessão da licença para esta atividade, em 2020, segundo dados do Business Inteligence do IMA, é de 308 dias. Para agilizar o processo e reduzir este tempo, o IMA desenvolveu a Licença por Adesão e Compromisso (autodeclaratória) para o setor.

Nesta modalidade, semelhante à Declaração de Imposto de Renda, o empreendedor preenche o cadastro com todas as informações requeridas e submete os documentos exigidos, comprometendo-se com a veracidade dos dados prestados. Se atendidas todas as exigências legais e a apresentada a documentação obrigatória, a licença é emitida na mesma hora.

A LAC deve contribuir também para a instalação do 5G, com licitação no Brasil prevista para ocorrer em 2021. De acordo com especialistas a implantação efetiva da tecnologia demandará um aumento significativo no número de antenas, o que aumentará a quantidade de processos a serem analisadas pelos órgãos licenciadores. Com a licença autodeclaratória, na esfera ambiental, Santa Catarina sai na frente permitindo a autorização de forma célere, com posterior auditoria.

O lançamento da LAC para Antenas de Telecomunicações ocorre nesta quarta-feira, 17 de junho, às 14h, em videoconferência que poderá ser acessada por meio do endereço bit.ly/LACantenas.

 

A LAC

A Licença Ambiental por Adesão e Compromisso possibilita que o solicitante encaminhe pela internet a documentação exigida em lei para a avaliação ambiental da atividade. O aceite e confiabilidade na responsabilidade técnica apresentada pelo empreendedor culminarão na emissão automática da autorização, caso todos os requisitos legais sejam cumpridos.

As atividades que podem ter autodeclaração são determinadas pelo CONSEMA. Algumas, por exemplo, as que requisitam supressão de vegetação permanecem com o processo normal de licenciamento, sem ser possível conceder autodeclaração.

Pelo novo sistema, o solicitante vai enviar online a documentação para o IMA e receberá, após atendimento das exigências, pela mesma plataforma que enviou e também por email cadastrado, a licença ou autorização ambiental pertinente.

Após a emissão da LAC, o IMA vai realizar em forma de auditoria a avaliação dos processos para averiguação do cumprimento legal das obrigações ambientais pertinentes. Com isso espera-se a redução significativa do tempo para a emissão das licenças.

A LAC tem como premissa a credibilidade das informações repassadas pelo empreendedor. A constatação, a qualquer tempo, da prestação de dados falsos implicará a nulidade da licença concedida pelo órgão licenciador e tornará aplicáveis penalidades determinadas pela legislação.

Santa Catarina é um dos únicos estados a implementar a Licença autodeclaratória e o único a ter legislação específica determinando a implementação da mesma.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Acordo entre UFSC e Prefeitura garante moradia de 85 famílias da Servidão dos Lageanos, na Serrinha

21.09.2020

Acordo entre UFSC e Prefeitura garante moradia de 85 famílias da Servidão dos Lageanos, na Serrinha

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

21.09.2020

Sistema de câmeras de segurança compartilhadas ganham os bairros na Grande Florianópolis

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

18.09.2020

Teste de personalidade MBTI: você conhece essa metodologia?

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.