spot_imgspot_img
Florianópolis, 22 novembro 2024

IMA abre cadastro para regularização fundiária do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro

Grande FlorianópolisIMA abre cadastro para regularização fundiária do Parque Estadual da Serra do...
spot_img

Delas Summit 2024: Mari Maria Makeup inspira com a força da vulnerabilidade

Influenciadora abre o maior evento de empreendedorismo feminino do...

Urbano promove workshop online gratuito que ensina a fazer pães e bolos sem glúten

A Urbano Alimentos realiza a 2ª edição do workshop gratuito Padaria...

CEDEP realiza IV Festival de Rap no Monte Cristo

Evento irá celebrar a cultura do RAP em Florianópolis...
spot_img

Compartilhe

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) publicou o edital do 2° lote de chamamento de proprietários de imóveis no interior do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro para cadastro dos interessados na abertura de processos de desapropriação amigáveis. Os proprietários devem se cadastrar no site do IMA, neste link até o dia 24 de abril de 2022.

Trata-se de uma ação que visa consolidar o domínio do Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, melhorando a conservação destas áreas e promovendo justiça social aos proprietários de terras que estão esperando há muitos anos a indenização de suas propriedades que tiveram restrições de uso devido à criação do Parque.

Os processos de desapropriações administrativas são realizados pelo IMA, segundo os procedimentos detalhados na IN IMA n° 79. Após a realização do Cadastro, o IMA realizará uma priorização dos proprietários com base em critérios legais como idade, portadores de doenças crônicas, e também levará em conta critérios ambientais, publicados em portarias específicas para cada Unidade de conservação.

Os recursos para indenização são provenientes de compensações ambientais. Neste momento os recursos não são suficientes para indenizar todos os proprietários, trata-se de um trabalho de médio/longo prazo, à medida que forem entrando novos recursos de compensação ambiental serão indenizados mais proprietários, sempre de acordo com rígidos critérios de priorização estabelecidos na Instrução Normativa.

O edital pode ser conferido na íntegra neste link

Imagem: Divulgação/IMA