Desligada no dia 3 de agosto de 2016, a iluminação da Ponte Hercílio Luz embelezava a estrutura que não recebe trânsito de veículos desde 1991. O desligamento das luzes que eram destaque nacional principalmente durante as festas de fim de ano, ocorreu em função da obra de reforma da ponte, que já teve o prazo de conclusão adiado por diversas vezes.
A última previsão garantia que no fim de 2018 a ponte estaria pronta para uso dos moradores da capital catarinense e visitantes. O ano está acabando e essa hipótese já está descartada.
No mês de outubro deste ano, o governador do Estado de SC, Eduardo Pinho Moreira (MDB), falou sobre a restauração da Ponte Hercílio Luz. Pinho Moreira estima que a conclusão da ponte ocorra até o final de 2019, visto que possui 71% de obra concluída.
De acordo com o secretário de infraestrutura do governo do Estado, Paulo França, existem duas situações importantes para a conclusão das obras. Uma é a iluminação pública da ponte no valor de R$ 10 milhões, que não estava prevista no projeto. A outra é a necessidade de um novo aditivo com o custo de R$ 11 milhões.
Ponte Hercílio Luz iluminada em homenegam ao Outubro Rosa de 2015 (Foto: Divulgação)