O casamento é uma instituição querida dos brasileiros. O último levantamento oficial realizado pelo IBGE, com dados de 2008, já confirmava essa tese. Entre os anos de 1998 e 2008, o percentual de crescimento dos casamentos de pessoas maiores de 15 anos ocorridos e registrados no mesmo ano, no país, foi de 34,8%. E uma curiosidade: cresceu também a taxa de recasamentos, ou seja, quando um dos cônjuges tinha o estado civil divorciado ou viúvo. Ao todo, em 2008 ocorreram 959.901 casamentos.
No embalo de tanta festa, surgiu uma indústria lucrativa, que movimenta mais de R$ 8 bilhões por ano no Brasil e milhares de profissionais, como será possível conferir a partir do próximo dia 11, na III Mostra CaseBem Iguatemi. Serão mais de 40 expositores mostrando o que há de mais novo no segmento – da música que embala os convidados até a cor das flores que enfeitam a igreja.
Eco chic em alta
Segundo Aline Webber, gerente de decoração da FrutaFlor, a onda agora é o casamento eco chic. Significa que os convites tem que ser em papel reciclado, as flores que enfeitam a igreja são plantadas em vasos (e não cortadas, como era praxe). Nesse tipo de festa, o cardápio é orgânico e os convidados não levam mais para casa os tradicionais e deliciosos docinhos bem-casados. No lugar deles, vasos delicados, com flores ou pequenas árvores plantadas. “Na Europa, o casamento eco chic já virou febre”, diz a profissional. “Tem até noivo que vai de bicicleta para a igreja para não poluir o meio ambiente”, garante Aline, que aposta na decoração em tons de azul para a igreja.
Trash the dress
Outra tendência surgida lá fora e importada pelos brasileiros mais antenados é o chamado trash the dress, uma sessão de fotos que acontece após a cerimônia de casamento.
“Neste trabalho, o vestido de noiva exerce um papel de protagonista, já que o casamento já aconteceu e não há mais a preocupação de amassar o tecido ou chegar suja e descomposta ao altar. A noiva está bastante à vontade, podendo rolar na areia, entrar na água, deitar no chão e até rasgar o vestido, se desejar”, conta Anderson Miranda, fotógrafo que é especialista no assunto, e carrega na bagagem dezenas de trabalhos semelhantes realizados no Brasil e no exterior.
Em sua terceira edição, a Mostra CaseBem Iguatemi chega maior. Além do espaço no piso térreo do shopping, tem novidades também no subsolo do empreendimento. A mostra vai até o dia 14 (domingo) e o acesso é gratuito.
Serviço:
III Mostra CaseBem Iguatemi
Quando: De 11 a 14 de março
Horário: De segunda a sábado, das 10h às 22 horas, e aos domingos, das 11h às 22h
Local: Praça de Eventos e Subsolo do Shopping Iguatemi Florianópolis
Iguatemi Florianópolis
www.iguatemiflorianopolis.com.br
Avenida Madre Benvenuta, 687. Bairro: Santa Mônica
Telefone: (48) 3239-8700
E-mail: iguatemi@iguatemiflorianopolis.com.br