Comemorado no dia 13 de julho, o Dia Mundial do Rock terá uma programação especial e intensa com a realização da I Semana do Rock Catarinense, entre os dias 9 e 13 de julho, em diferentes endereços de Florianópolis e São José. A programação tem início na terça-feira, 9, com a palestra “O Rock Catarinense”, conduzida por Rodrigo de Souza Mota, nas Livrarias Catarinenses do Beiramar Shopping, às 19h30.
No dia 10, Daniel Ventura faz um Pocket Show, às 19h30 nas Livrarias Catarinense do Continente Shopping Park.
Na quinta-feira, 11, a programação conta com a banda Besouros da Praia e com o músico Márcio Costa comandando um bate-papo sobre o tema, nas Livrarias Catarinense do Beiramar Shopping, a partir das 19h30.
No dia 12, a banda Califaliza toma conta dos degraus da Escadaria do Rosário (Centro), para um show às 18h30; E encerrando a programação, no sábado (13), acontece um Pocket Show com a Blame, Livrarias Catarinense, na Felipe Schimidt, no Centro de Florianópolis.
A ideia é fazer um resgate histórico e musical do bom e velho rock ‘n ‘ roll, integrando os músicos e o público local com discussões e apresentações daquilo que é produzido em Santa Catarina.
A Semana do Rock Catarinense é uma realização do Instituto Maratona Cultural e o Coletivo de bandas “O Clube”. As atrações são gratuitas.
História do Rock
O marco zero do Rock ‘n ‘roll segundo historiadores teria acontecido em Julho de 1954, quando um caminhoneiro chamado Elvis Presley entrou na Sum Studio, em Memphis (EUA), para gravar ‘That’s Alright Mamma’.
Sabe-se que Elvis não inventou o Rock, mas teve ele uma grande tarefa: a de disseminar o ritmo pela América. Afinal, era um branco carismático e talentoso, dançando e cantando como um negro. Sim, o rock and roll também é música negra. Como o Samba e o Hip Hop.