fique por dentro de floripa

- Saúde - HU-UFSC vai abrir Ambulatório de Reabilitação para tratar pacientes pós-internação de Covid e outras especialidades

18.02.2021

HU-UFSC vai abrir Ambulatório de Reabilitação para tratar pacientes pós-internação de Covid e outras especialidades

18.02.2021
HU-UFSC vai abrir Ambulatório de Reabilitação para tratar pacientes pós-internação de Covid e outras especialidades
Foto: Divulgação

Serviço vai contar com equipe de Fisioterapia e profissional de Educação Física para atender pacientes que tiveram Covid-19 e apresentam sequelas

 

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) vai contar, a partir do dia 22 de fevereiro, com um ambulatório específico para atender pacientes após a internação no HU-UFSC e que precisam de atendimento na área de fisioterapia e educação física. Na fase inicial, o novo serviço vai receber pacientes com sequelas geradas pela Covid-19 e, nas próximas etapas, passará a atender pacientes de outras especialidades: Cirurgia Bariátrica, Transplante Hepático, Cirurgia Vascular e Cirurgia Oncológica, especialmente a Cirurgia de Câncer de Mama e Reconstrução Mamária.

A chefe da Unidade de Reabilitação e responsável técnica do ambulatório, a fisioterapeuta Luiza Martins Faria, explicou que o programa de reabilitação deseja ser uma continuidade do tratamento hospitalar e acompanhamento ambulatorial, proporcionando uma recuperação integral, com menor incidência de complicações e reinternações, além de estimular o autocuidado por meio da educação em saúde.

No caso de pacientes que tiveram Covid-19, muitas vezes apresentam alterações motoras, respiratórias, neurológicas e funcionais e o Programa de Reabilitação pretende auxiliar na restauração da saúde destes pacientes. Nestes atendimentos, a equipe contará com um profissional de Educação Física, que também acompanha os pacientes no pré e pós-operatório de cirurgia bariátrica.

"Todos os trabalhadores que fazem parte da equipe de Reabilitação do HU-UFSC/Ebserh têm o compromisso de potencializar os fatores que trazem qualidade à vida e de oferecer à população uma reabilitação com segurança, pautada nas melhores práticas baseadas em evidências", disse Luiza Faria. De acordo com a chefe da Unidade de Reabilitação, pessoas que têm redução da funcionalidade, da força muscular dos membros e dos músculos respiratórios e redução do condicionamento cardiorrespiratório poderão receber atendimento neste ambulatório.

A chefe do Setor de Apoio Terapêutico do HU-UFSC, Cristiane Baldessar Mendez, destacou que o serviço abre uma nova frente de trabalho para a equipe. “Este serviço pretende atender a uma necessidade evidente dos pacientes e contribuir também para a área acadêmica, com a possibilidade de geração de campo para o ensino e pesquisa”, ressaltou.

O espaço foi inaugurado oficialmente nesta quinta-feira (18/02), na área do Ambulatório A, no térreo do HU, em local estruturado e equipado para assistir os pacientes que serão encaminhados pelos fisioterapeutas junto a equipe multiprofissional do hospital. O ambulatório vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

O chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico do HU-UFSC, Michel Maximiano Faraco, ressaltou o papel da Associação Amigos do Hospital Universitário (AAHU) na concretização do projeto. “A AAHU foi uma parceria fundamental, especialmente na organização e destinação das doações utilizadas na aquisição de materiais e equipamentos”, enalteceu.

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Matriz de Risco aponta todas as 16 regiões de Santa Catarina em situação gravíssima

13.06.2021

Matriz de Risco aponta todas as 16 regiões de Santa Catarina em situação gravíssima

Higienização oral previne 56% das infecções respiratórias em pacientes internados em UTIs

11.06.2021

Higienização oral previne 56% das infecções respiratórias em pacientes internados em UTIs

Florianópolis começa a vacinar pessoas de 54 anos ou + nesta quarta-feira

09.06.2021

Florianópolis começa a vacinar pessoas de 54 anos ou + nesta quarta-feira

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.