Minimamente invasivo, TIPS é alternativa para o tratamento de pacientes com síndrome de hipertensão portal, complicação que compromete o fluxo sanguíneo dos órgãos abdominais para o fígado
O Hospital Universitário Professor Polydioro Ernani de São Thiago, da Universidade Federal de Santa Catarina (HU-UFSC) é referência no tratamento de doenças hepáticas e também na realização de procedimentos na área da Radiologia Intervencionista, incluindo a técnica denominada TIPS, sigla em inglês para Transjugular Intrahepatic Portosystemic Shunt (derivação portossistêmica intra-hepática transjugular).
O médico Lucas Pazinato, radiologista intervencionista do HU-UFSC, explica que o procedimento deve ser realizado por equipe multiprofissional e é uma alternativa minimamente invasiva para o tratamento de pacientes com doenças hepáticas crônicas e síndrome de hipertensão portal, que se caracteriza pelo aumento da pressão nas veias que levam o sangue dos órgãos abdominais para o fígado. A síndrome pode provocar complicações como varizes no esôfago e estômago, levando a hemorragias digestivas.
Na maioria dos casos, esses sangramentos podem ser controlados com tratamentos endoscópicos e medicamentosos. Entretanto, em casos mais graves e refratários, a alternativa para conter o sangramento é a realização de um TIPS, muitas vezes de urgência. “Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, realizado através de um pequeno furo em uma veia no pescoço, por onde acessamos os vasos do fígado e criamos uma comunicação dentro do órgão, permitindo que o sangue flua mais facilmente através dele. Dessa maneira, reduzimos a hipertensão portal e o sangramento das varizes”, detalha o médico.
A técnica
TIPS (transjugular intrahepatic portosystemic shunt) é um procedimento intervencionista que consiste em estabelecer uma comunicação intra-hepática entre as veias hepática e porta através da colocação de um stent. O objetivo é reduzir a hipertensão no sistema venoso portal e, assim, controlar as complicações clínicas provocadas pela elevação da pressão portal em pacientes com hepatopatia crônica, como sangramentos e ascite.
O TIPS é considerado um dos procedimentos mais desafiadores na radiologia intervencionista, tanto no aspecto técnico, por combinar diversos métodos de imagem (angiografia, ultrassonografia e tomografia), quanto clínico, por se aplicar a pacientes com diversas comorbidades e necessidade de suporte avançado. “A realização deste procedimento complexo no HU-UFSC consolida a posição de referência da instituição no tratamento de doenças hepáticas”, conclui o médico.
Rede Ebserh
O HU-UFSC faz parte da Rede da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Rede Ebserh) desde março de 2016. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo em que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.