fique por dentro de floripa

- Saúde - Hospital ressalta os cuidados que devemos ter com os olhos no Dia Mundial do Diabetes

05.11.2020

Hospital ressalta os cuidados que devemos ter com os olhos no Dia Mundial do Diabetes

05.11.2020
Hospital ressalta os cuidados que devemos ter com os olhos no Dia Mundial do Diabetes
Foto: Divulgação

Você sabia que o diabetes é uma doença que, se não tratada corretamente, pode causar cegueira?

 

De acordo com o Organização Mundial da Saúde (OMS), 422 milhões de pessoas no mundo têm diabetes. Essa doença, se não tratada corretamente, pode trazer complicações graves para o paciente, entre elas a cegueira. Para conscientizar as pessoas sobre a doença, a Federação Internacional de Diabetes (IDF) e a OMS denominaram o dia 14 de novembro como o Dia Mundial do Diabetes.

O diabetes é uma doença crônica na qual o corpo não produz insulina – substância que controla a quantidade de glicose no sangue – ou não consegue empregar adequadamente a insulina que produz. Existem dois tipos de diabetes, do tipo 1 e 2.

A diretora clínica do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF), Dra. Claudia Nascimento, alerta que os olhos são um dos principais órgãos afetados pelo diabetes. A retinopatia diabética (RD) é uma doença que afeta os pequenos vasos da retina. Quando o diabetes não está controlado, a hiperglicemia gera alterações no organismo que ocasionam lesões e comprometimento desses vasos. Se não tratada com antecedência, a RD pode causar cegueira irreversível.

- Por isso é tão importante o acompanhamento regular com um oftalmologista. O paciente diabético precisa realizar periodicamente o exame de mapeamento de retina. O intervalo de tempo entre as consultas vai depender do estágio da doença. Para aqueles que ainda não apresentam sinais de retinopatia diabética, a visita deve ser pelo menos uma vez por ano. Com os exames, é possível diagnosticar precocemente o aparecimento da doença e fazer o tratamento quando necessário, aumentando as chances da pessoa continuar enxergando – ressalta a médica.

Uma importante causa de baixa de visão pela retinopatia diabética é o edema macular. O diabetes pode também causar outras doenças oculares como catarata e glaucoma. Todas elas têm tratamento e quanto antes iniciá-lo melhor. Assim, o risco de perda da visão diminui.

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Programa Afina Barriga: diminua até 12 cm de cintura em 12 semanas de treino

30.11.2020

Programa Afina Barriga: diminua até 12 cm de cintura em 12 semanas de treino

Posicionamento Sindicato dos Médicos sobre Covid-19 em SC

27.11.2020

Posicionamento Sindicato dos Médicos sobre Covid-19 em SC

Guia alimentar e de nutrição para celíacos elaborado na UFSC tem acesso gratuito

26.11.2020

Guia alimentar e de nutrição para celíacos elaborado na UFSC tem acesso gratuito

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.