Florianópolis, 12 abril 2025
Florianópolis, 12 abril 2025
spot_imgspot_img

Hospital Nereu Ramos doa nova área para a administração municipal

GeralHospital Nereu Ramos doa nova área para a administração municipal
spot_img
spot_img
spot_img

Compartilhe

Em uma reunião realizada na quarta-feira, 8, entre o secretário de Habitação Domingos Zancanaro e o diretor do Hospital Nereu Ramos, Dr. Antônio Miranda, foram discutidos e pre-acordados os termos da doação ao município de Florianópolis de uma área que pertence à instituição. Pelo acordo, o Hospital Nereu Ramos cede ao município uma área total de aproximadamente 13.200 m², destinada a construção de unidades multifamiliares, continuação e melhoria da Servidão Joel Jorge e regularização fundiária de áreas já ocupadas com moradias. Como contrapartida, a instituição solicita ao município a urbanização e paisagismo da área verde, a execução da canalização do esgoto e água pluvial (evitando que em caso de chuvas instalações do Hospital corram risco de inundação, como aconteceu durante as chuvas de fevereiro), a recuperação e finalização do muro para delimitar a área  do Hospital e construção de um caminho adequado e formalizado para a comunidade. Além disso, o diretor requisitou a melhoria da via de acesso ao Hospital, com a construção de calçadas e regulamentação do uso do espaço para estacionamento e circulação de carros e ônibus. Parte dessas melhorias será conduzida por uma construtora, como contrapartida para a comunidade por um empreendimento edificado na região.

A negociação foi iniciada em dezembro de 2014, quando Domingos Zancanaro formalizou a solicitação da área ao secretário Nelson Serpa, da Secretária de Estado da Casa Civil. “A prefeitura tem carência de novas áreas para colocar em prática sua proposta de construção de moradias populares, e o terreno em questão fica próximo de uma comunidade onde existem muitas moradias em áreas de risco, nas quais qualquer intervenção ou obra de infraestrutura corresponde a um custo muito elevado, com grande complexidade e necessidade de remoção de famílias. A possibilidade de construirmos novas unidades habitacionais em uma área bem localizada e que necessita de baixo investimento em contenção e infraestrutura pesou muito nessa solicitação junto ao governo estadual”, explicou Domingos Zancanaro.

De acordo com o Dr. Antônio Miranda, a doação vem ao encontro da intenção que a instituição tem de proporcionar melhorias à comunidade em que o Hospital está inserido.

De acordo com o secretário Domingos Zancanaro, a próxima etapa é a formalização do processo entre as partes, para posterior envio à Assembleia Legislativa do projeto de lei da doação das áreas em questão. “Vamos nos empenhar para agilizar essa formalização. Nossa intenção é podermos iniciar o quanto antes os trâmites para a efetivação do projeto habitacional”, finalizou.