Os números impressionam. Em 2023, o HOF realizou quase 45 mil consultas e 7,5 mil cirurgias; já os transplantes de córnea somam 454 em uma década
O sonho dos médicos oftalmologistas Ernani Garcia e Cláudia Nascimento em criar um hospital de alta qualidade, com equipamentos de ponta, estrutura aconchegante e médicos renomados saiu do papel em 2011. Desde a sua fundação, o hospital tornou-se referência no Sul do Brasil, principalmente pela excelência da equipe técnica e o tratamento humanizado dispensado aos pacientes.
Os números impressionam: São aproximadamente 130 colaboradores, mais de 50 oftalmologistas e uma equipe de anestesistas. Em 2023, para se ter uma ideia, o HOF realizou 44.912 consultas e 7.495 cirurgias; já os transplantes de córnea somam 454 em uma década.
Localizada no centro de Florianópolis, a sede do Hospital de Olhos de Florianópolis (HOF) é distribuída em sete andares. Com uma infraestrutura completa, o hospital possui recepção em cada andar, consultórios, sala de pré-exames, centro de diagnóstico e cirúrgico e internação. Além disso, o HOF investiu pesado em inovação tecnológica e ficou conhecido pelo pioneirismo em procedimentos diagnósticos e cirúrgicos em retina e vítreo, córnea e catarata.
Nestes 13 anos, o hospital ganhou espaço e foi expandido para outras regiões como Biguaçu, Ingleses, SC 401 e Campeche. As unidades modernas e preparadas atendem de forma rápida e especializada a população que não pode se deslocar até a região central da capital catarinense.
HOF SOLIDÁRIO
O HOF também realiza ações solidárias que ajudam a comunidade. Exemplo disso é o projeto Olhar Amigo, que em parceria com o Instituto Guga Kuerten e com outras entidades, os médicos do hospital consultam gratuitamente as crianças do IGK.
Além desse projeto, o HOF também faz mutirões para diminuir a fila do SUS. No ano passado, aconteceram dois mutirões: um dentro do centro cirúrgico do próprio hospital, onde foram atendidas dezenas de pessoas para correção do estrabismo; e outro na cidade de Campo Belo do Sul, na Serra Catarinense, onde uma equipe médica, guiada pelo Dr. Ernani, realizou atendimento clínico em pessoas carentes, diminuindo assim uma das filas mais densas do Sistema Único de Saúde.
O SONHO DE UM HOSPITAL REFERÊNCIA
Ernani Garcia, diretor técnico do HOF, conta que a criação do hospital é um sonho antigo, de 30 anos atrás, quando fez a residência em São Paulo. “O objetivo sempre foi trazer para Florianópolis o melhor da oftalmologia, aquilo que víamos em SP, que por sinal, foi uma verdadeira escola, na qual nos espelhamos muito”, afirma.
De acordo com a médica Cláudia Nascimento, diretora clínica do HOF, só foi possível colocar o hospital em funcionamento por conta da equipe que formaram ao longo do tempo. “Conseguimos atender todas essas pessoas porque temos uma equipe de oftalmologistas, anestesistas, enfermeiros, técnicos e colaboradores que abraçaram conosco esse sonho. São profissionais altamente qualificados, que buscam ativamente cursos, treinamentos, congressos e pesquisas internacionais para trazer o melhor tratamento ao paciente”, celebra.
Fotos Ernani e Cláudia com jaleco – Fernando Willadino