Tecnologia de ponta proporciona cirurgias minimamente invasivas e um melhor pós-operatório para os pacientes
O Hospital de Caridade será o primeiro hospital de Santa Catarina e o segundo no país a realizar cirurgias com o robô Versius, desenvolvido na Inglaterra. A iniciativa é resultado do investimento em inovação e alta tecnologia implementado pela Hospital Care, holding que administra em Florianópolis o Hospital de Caridade, Hospital Baía Sul e a Clínica Imagem, além de mais de 40 outros ativos de saúde em outras cidades brasileiras.
Tido como o mais inovador em cirurgia minimamente invasiva no mundo, o robô Versius foi desenvolvido pela empresa britânica CMR Surgical e já tendo sido utilizado em mais de 1.000 casos clínicos em outros países. “A plataforma de cirurgia robótica propaga e ultrapassa as limitações das cirurgias convencionais, com isso, tem apresentado ótimos resultados na área da saúde”, enfatiza a médica anestesiologista do Hospital de Caridade Dra. Tania Elena Carnieletto Nicolodi.
O robô auxilia os profissionais de saúde em procedimentos de diversas especialidades médicas e procedimentos cirúrgicos como gastrointestinais, colorretais, ginecológicos, hérnias, urológicos, além de cirurgia geral. Para os pacientes, as intervenções cirúrgicas realizadas com o Versius apresentam uma série de benefícios, como a utilização de menos analgésicos no pós-operatório e a diminuição das taxas de infecção.
O equipamento é considerado o menor robô do mundo, o que facilita a mobilidade e dinamismo pelas equipes médicas e possui quatro braços robóticos ligados a unidades móveis. O cirurgião controla o robô a partir de um painel de controle, guiando os braços em cirurgias realizadas a partir de minúsculas incisões no corpo. Desde o ano passado, os médicos do Hospital de Caridade e do Baía Sul Hospital vêm recebendo capacitação técnica para operar o robô inglês.
“Atualmente, o Versius é o que há de mais avançado em termos de tecnologia, e poderá oferecer todos os benefícios da cirurgia minimamente invasiva para os nossos pacientes, além de permitir maior conforto para o cirurgião que realizará o procedimento. O investimento da Hospital Care neste robô é muito significativo para a história da inovação e da alta tecnologia hospitalar em Santa Catarina. É uma enorme alegria para toda a nossa equipe poder oferecer a cirurgia robótica aqui em Florianópolis, e ter os profissionais altamente capacitados para a operação do equipamento”, afirma o Diretor-Presidente do Hospital de Caridade, Hospital Baía Sul e Clínica Imagem, Dr. Sérgio Marcondes Brincas.
As cirurgias com o Versius, previstas para iniciar ainda neste trimestre, serão realizadas em uma sala especialmente preparada para o robô no Hospital de Caridade, com a infraestrutura mais adequada para a sua utilização.
“O Hospital de Caridade é a mais antiga instituição de saúde de Santa Catarina, e agora seremos a primeira a ter em nossas dependências um equipamento de alta tecnologia como o robô Versius. É uma honra que os procedimentos sejam realizados aqui. Estamos muito ansiosos com a chegada do robô britânico e em contribuir com o avanço da tecnologia hospitalar catarinense”, conclui o médico Dr. João Batista Bonnassis Junior, do Hospital de Caridade.
Sobre a Hospital Care
A Hospital Care é uma holding administradora de serviços da saúde que possui atualmente mais de 45 unidades de negócios. Criada em 2017, é a primeira companhia no Brasil a trabalhar com o modelo de gestão baseado nas ACO´s (Accountable Care Organizations) dos Estados Unidos, organizações responsáveis pelo cuidado e compartilhamento de risco com as operadoras. Este modelo integrado de gestão da saúde tem o objetivo de promover o equilíbrio de interesses entre pacientes, médicos, fontes pagadoras, parceiros e acionistas.
Pertencente à gestora Crescera e aos fundos Santa Maria e Abaporu, a Hospital Care tem como estratégia de atuação a presença em cidades que funcionam como polos regionais para a gestão de saúde populacional, como Campinas, Ribeirão Preto, Florianópolis, Curitiba, São José do Rio Preto, Sorocaba e Cascavel, fortalecendo todo o sistema de saúde do país.