Ocorre nesta terça-feira, 5, no Hospital Universitário da UFSC, a cirurgia de número 50 de implante Coclear – o popular ouvido biônico – realizada pelo Prof. Dr. Cláudio Ikino, responsável pelo grupo de Implante Coclear na Universidade.
Em dois anos e quatro meses de trabalho, a Universidade Federal de Santa Catarina formou equipe composta por otorrinolaringologistas, fonoaudiólogas, psicóloga e assistente social que avaliam todos os pacientes candidatos ao implante coclear e são os responsáveis pela terapia pós-cirúrgica, aos pacientes implantados. Há o fundamental apoio da equipe de pediatria, anestesia, neurologia, enfermagem, nutrição e administração do Hospital Universitário, bem como de fonoaudiólogas e assistentes sociais de diversas cidades do interior do estado.
"Estamos comemorando o início da Semana Nacional de Combate à Perda Auditiva com uma cirurgia que vai propiciar audição a uma criança que desenvolveu uma perda auditiva profunda nos primeiros meses de vida, em uma cirurgia paga pelo SUS. E o serviço de alta complexidade cirúrgica tem apenas dois anos e quatro meses na nossa Universidade", diz o Dr. Cláudio Ikino.
O programa brasileiro de implante coclear é exemplo para o mundo todo e a cirurgia é paga pelo SUS – Sistema Único de Saúde –, em vários estados brasileiros.
"Já são mais de quatro mil cirurgias em todo o país e sua eficácia é comprovada. Os resultados obtidos são muito bons. E o mesmo se repete aqui em Florianópolis. É um trabalho gratificante porque observamos a evolução dos pacientes e temos nosso trabalho reconhecido pela CBIC – Central Brasileira de Implante Coclear. Essa cirurgia e terapia, só tendem a crescer aqui em Florianópolis", finaliza o médico.
A cirurgia ocorrerá a partir das treze horas e a família do menor comemorará junto com a equipe. O Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina fica na Rua Professora Maria Flora Pausewang, s/n, em Trindade.