Espetáculo solo com o ator Renato Turnes estreia no dia 18 de março no Sesc Prainha, na Capital Catarinense
Quase dois anos depois do lançamento do filme documentário, Homens Pink, o espetáculo presencial, que leva o mesmo nome, estreará nos palcos de Florianópolis. A estreia acontece na sexta-feira, dia 18 de março, às 20h no Sesc Prainha. A entrada é gratuita e a classificação etária é de 14 anos.
O ator e diretor, Renato Turnes, conta que o espetáculo Homens Pink é uma performance documental solo que carrega na sua dramaturgia original os relatos dos homens gays idosos entrevistados para o documentário. Ao longo de 50 minutos, as memórias pessoais de Turnes se fundem com as lembranças emprestadas nos mais diversos temas: a infância, o sexo, o fervo, a epidemia da AIDS e a luta dos pioneiros.
“Fragmentos narrativos, fotos, vídeos e objetos ajudam a compor as cenas que celebram o orgulho da ancestralidade LGBTI+”, explica Turnes.
A temporada presencial de estreia contará com quatro apresentações gratuitas, sempre às 20h, nos dias 18, 19, 25 e 26 de março, sendo que a sessão do dia 19, terá acessibilidade em Libras.
Pessoas da comunidade surda, da comunidade LGBTI+ e da rede pública de ensino têm prioridade no agendamento antecipado de grupos. Esse agendamento pode ser feito pelo e-mail cialavaca@gmail.com ou no telefone 48 99138 2322.
O projeto Homens Pink foi selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Homens Pink – o filme documentário
Durante as duas semanas de temporada, entre os dias 16 a 27 de março, o filme documentário com os relatos dos Homens Pink será disponibilizado no Youtube da La Vaca com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.
O filme, que mostra o encontro do ator e diretor Renato Turnes com nove senhores gays que compartilharam com ele suas memórias, já percorreu, de maneira online, festivais de cinema entre os anos de 2020 e 2021.
Sinopse
Homens Pink é um espetáculo criado a partir dos depoimentos de um grupo de senhores gays. No corpo-arquivo em cena, narrativas sobre infância, fervo, epidemia e resistência conectam-se a acervos pessoais e compõem um documento performativo que celebra a experiência dos pioneiros e o orgulho das ancestralidades dissidentes.
Duração: 50min
Ficha Técnica
Direção artística, texto e performance: Renato Turnes
Assistência de criação: Karin Serafin
Iluminação e projeções: Hedra Rockenbach
Edição de vídeos: Marco Martins
Imagens VHS: Carlos Eduardo Valente e Dominique Fretin
Figurinos e máscara: Karin Serafin
Trilha sonora original: Hedra Rockenbach
Arte gráfica: Daniel Olivetto
Fotos: Cristiano Prim
Assessoria de Imprensa: Juliano Zanotelli
Produção: Milena Moraes
Realização: La Vaca Companhia de Artes Cênicas
Artistas provocadores: Anderson do Carmo, Vicente Concilio, Fabio Hostert e Max Reinert
A partir das memórias de: Carlos Eduardo Valente, Celso Curi, José Ronaldo, Julio Rosa, Eduardo Fraga, Luis Baron, Tony Alano, Paulinho Gouvêa, Wladimir Soares
Acervos pessoais gentilmente cedidos pelos entrevistados
Apoio: Rumos Itaú Cultural e Sesc Santa Catarina
Projeto selecionado pelo Edital Aldir Blanc 2021 – executado com recursos do Governo Federal e Lei Aldir Blanc de Emergência Cultural, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.
Serviço: Homens Pink – Temporada de estreia do espetáculo (presencial)
Dias: 18, 19*, 25 e 26 de março (* Sessão acessível em Libras)
Horário: 20h
Local: Teatro do Sesc Prainha (Tv. Siríaco Atherino, 100 – Centro, Florianópolis/SC)
Entrada gratuita
Classificação: 14 anos
Agendamentos e informações: cialavaca@gmail.com | 48 99138 2322
Foto: Renato Turnes apresenta Homens Pink, em Florianópolis – crédito Cristiano Prim