A queda nas doações de sangue deixou o estoque do banco de sangue 29% abaixo do ideal no começo do ano. Para estimular novos doadores, o Hemocentro de Santa Catarina (Hemosc) lançou uma campanha de sensibilização, no final de janeiro. A meta do Hemosc é de 10,9 mil doações ao mês para operar com tranquilidade. As informações são da Agência Alesc.
A proximidade do carnaval justifica a preocupação de reforçar os estoques de sangue, pois nesse período a demanda aumenta em função dos acidentes de trânsito. “Hoje os nossos estoques estão em nível satisfatório, mas isso muda todos os dias. No final do ano, em função dos feriados e das férias, o número de doadores caiu bastante”, relatou a assistente social Alessandra Beltrame.
Além das férias, as dificuldades de mobilidade e o clima muito quente são fatores desestimulantes, aponta Alessandra, da mesma forma que os dias de frio intenso. Nesses períodos é preciso intensificar o chamado para que as pessoas compareçam aos hemocentros.
Em Florianópolis, o fluxo normal de doadores varia de 130 a 150 pessoas por dia.
Perfil dos doares
Para doar, a pessoa precisa ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 anos podem doar na presença de pais ou responsáveis. É necessário estar alimentado e apresentar um documento oficial com foto. O doador deve apresentar boas condições de saúde, não pode ter se submetido a cirurgia recentemente, nem feito endoscopia ou tatuagem há menos de seis meses.
Os homens podem doar sangue a cada 60 dias, no máximo quatro vezes por ano. As mulheres, a cada 90 dias, até três vezes ao ano. Em uma doação são retirados de 400 a 450 ml de sangue, quantidade que o organismo de uma pessoa saudável repõe em no máximo 15 horas.