O Governo do Estado anunciou no decorrer desta semana a inclusão do Hemosc no Pacto pela Saúde, o que representa a ampliação dos serviços da hemorrede catarinense. Com investimentos de R$ 16 milhões, o prédio central, localizado em Florianópolis, será reformado e ampliado. As informações são da Assessoria de Comunicação do Governo do Estado.
Outras quatro agências transfusionais também estão sendo implantadas em hospitais públicos nas cidades de Florianópolis (Hospital Florianópolis), Ibirama (Hospital Waldomiro Colautti), Mafra (Maternidade Dona Catarina Kuss) e São Miguel do Oeste (Hospital Regional Terezinha Gaio Basso).
Além destas agências transfusionais, as unidades do Hemosc de São Miguel do Oeste, Mafra e Ibirama servirão também como Centrais de Distribuição de Sangue.
Hemorrede catrinense
Hoje, a hemorrede catarinense conta com seis Hemocentros Regionais localizados em Chapecó, Joaçaba, Lages, Criciúma, Blumenau e Joinville, mais o Hemocentro Coordenador em Florianópolis, e três unidades de coleta em Jaraguá do Sul,Tubarão e Canoinhas.
De janeiro até o mês de junho, a hemorrede coletou 62 mil bolsas de sangue. Mas, para atender às necessidades da demanda e garantir a distribuição de sangue e seus hemocomponentes, existe a necessidade de ampliar o número de coletas. A projeção para a necessidade anual de sangue no Estado, levando em conta o número de leitos e população catarinense, fica próxima de 135 mil bolsas por ano.