O Hospital Universitário (HU) e o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) precisam de doadores de todos os tipos sanguíneos, em especial os negativos. As informações são da Agência Alesc.
De acordo com as duas unidades de coleta, o número de doações reduz significativamente no verão, época de férias escolares e descanso coletivo nas empresas. Durante esse período, que vai de dezembro ao início do mês março, ao mesmo tempo em que cai o número de doadores, aumenta a demanda. Hoje o HU necessita com urgência de sangue O negativo e o Hemosc de A negativo.
A chefe do Banco de Sangue do HU, Andréa Hoepers, explica que a preocupação é com o grande número de acidentes, a violência urbana e, principalmente, com os pacientes do hospital submetidos a transplantes hepáticos ou em tratamento contra a leucemia.
Ao falar sobre a importância de doar sangue, Andréa pontuou que o HU conta com a solidariedade dos doadores para restabelecer o estoque e continuar salvando vidas. “Não existe substituto para o sangue, por isso doar faz toda a diferença para aqueles que necessitam", ressaltou.
Projeto Empresa Solidária
Considerado referência no Brasil, o Hemosc atualmente tem cerca de 50% das doações realizadas por doadores de repetição. Esses números são alcançados com uma campanha contínua de incentivo à doação, como o projeto Empresa Solidária.
A iniciativa, segundo a assistente social do órgão, Rosani Rodrigues, visa conquistar e sensibilizar novos doadores. “Nossa ação é resgatar a responsabilidade social nas empresas em relação à doação de sangue. O cidadão deve ter consciência da importância e da necessidade de ser um doador.”
Conforme Rosani, o projeto é baseado em palestras e na divulgação sobre a importância da doação, com informações claras e precisas. “Pertencemos a uma sociedade e precisamos colaborar. A doação não é para Hemosc, mas para a sociedade. Se cada pessoa saudável doasse sangue duas vezes ao ano, haveria estoque suficiente”, concluiu.
Onde doar
Para doar no Hospital Universitário, o interessado deve se dirigir ao Banco de Sangue do HU, das 7h30 às 12h, de segunda a sexta-feira. O endereço é Rua Professora Maria Flora Pausewang, sem número, na Trindade.
Já o Hemosc funciona das 7h às 18h30, de segunda a sexta-feira, com atendimento de um sábado por mês, na Avenida Professor Othon Gama D´Eça, 756, no Centro de Florianópolis.
Requisitos para doação em qualquer unidade:
Portar documento oficial de identidade com foto;
Ter entre 18 e 68 anos;
Pesar acima de 50 kg;
Estar em boas condições de saúde;
Não estar em jejum, porém evitar comidas gordurosas.
O doador não deve:
Ser usuário de drogas;
Ter vários parceiros sexuais e/ou fazer sexo sem camisinha;
Ser parceiro sexual de pessoas com HIV ou hepatite.