spot_imgspot_img
Florianópolis, 26 novembro 2024
spot_imgspot_img

Helena Fretta Galeria de Arte abre exposição Willy Zumblick – Obras Selecionadas

VariedadesHelena Fretta Galeria de Arte abre exposição Willy Zumblick – Obras Selecionadas
spot_img
spot_img

Compartilhe

Começa nesta segunda-feira, 4, às 19h, a exposição Willy Zumblick – Obras Selecionadas, na Helena Fretta Galeria de Arte. Peças de Zumblick à venda são raras. O acervo do artista pertence a familiares, colecionadores particulares e ao Museu Willy Zuymblick, localizado no Centro Municipal de Cultura de Tubarão, terra natal do pintor. Os preços das obras variam de R$ 1.500,00 a R$ 50 mil. A entrada é gratuita e a visitação vai até 18 de novembro, de segunda a sexta, das 9h às 18h30 e aos sábados, das 9h às 13h.

São 28 pinturas catalogadas, que incluem também imagens de Florianópolis, Imarui e Laguna e nove desenhos originais elaborados por Willy que ilustram crônicas de seu irmão Walter, publicadas no livro Os Fabulosos Irmãos Zumblick. As obras são do acervo da própria galeria, de espólio e de colecionadores.

Pintor da história, da geografia humana e social de Santa Catarina, Zumblick faleceu em 2008. Durante este ano estão ocorrendo as comemorações do centenário de nascimento do artista. Em 2014, a Escola de Samba Protegidos da Princesa celebrará a vida do tubaronense no desfile do Carnaval da Passarela Nego Quirido com o enredo Divino Zumblick.

Zumblick foi uma das maiores personalidades de Santa Catarina. Em 1937, casou-se com Célia Sá, sua maior incentivadora. Do pai, o imigrante alemão Roberto Zumblick, herdou a profissão de ourives e relojoeiro. Zumblick e Célia tiveram cinco filhos.
A primeira exposição individual ocorreu em 1939, em Tubarão. A partir de então, suas centenas de telas ganharam o Brasil e exterior. Há registros de pinturas do Zumblick nos Estados Unidos, no Japão e na Espanha.