A Guarda Municipal de Florianópolis realizou na manhã desta segunda-feira, 15, no auditório da Academia da Polícia Civil de Santa Catarina (Acadepol), em Canasvieiras, a cerimônia de posse de 26 novos membros da corporação.
A seleção que garantiu o ingresso dos novos guardas ocorreu em outubro de 2015, por meio de concurso público, e contou com 1.599 mil candidatos. Este foi o segundo concurso, o único desde o realizado em 2003, por ocasião da criação da corporação.
O guarda municipal tem salário inicial de R$ 1.370,00 – com acréscimo de 50% como adicional de risco – para uma jornada de 40 horas semanais. Entre as atribuições do cargo, estão zelar pelos bens, equipamentos e prédios públicos do Município, colaborar de forma integrada com os órgãos de segurança pública e exercer as competências de trânsito que lhes forem conferidas.
De acordo com o diretor interino da GMF, Alex Silveira, este reforço do efetivo se dará em quatro meses. Antes, os novos guardas vão passar por curso de formação de guarda municipal, na Acadepol, que terá duração de três meses e meio, com carga horária de 720 horas/aula.
A matriz curricular foi construída de acordo com orientações propostas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) e tem entre seus eixos norteadores os conceitos de direitos humanos e cidadania, além da qualidade no atendimento. Busca desenvolver habilidades, conhecimentos e atitudes nos operadores de segurança pública visando a excelência do serviço público.
Dos 26 Guardas Municipais que tomaram posse, nove são mulheres. Eles atuarão nas escolas, parques, praças, unidades de saúde. Claudiana Marques da Silva, 29 anos, comentou a felicidade de poder integrar a Guarda Municipal de Florianópolis: