fique por dentro de floripa

- Tecnologia - Grupo Mulheres ACATE vai mapear o perfil feminino do ecossistema de tecnologia catarinense

10.05.2021

Grupo Mulheres ACATE vai mapear o perfil feminino do ecossistema de tecnologia catarinense

10.05.2021
Grupo Mulheres ACATE vai mapear o perfil feminino do ecossistema de tecnologia catarinense
Foto: Divulgação

 

Objetivo é propor novas ações para fortalecer o protagonismo das mulheres no setor


 

Aumentar a participação feminina na área tecnológica é um grande desafio para os ecossistemas empreendedores. Segundo dados do ACATE Tech Report 2020, em 2015, cerca de 29,5% dos empreendedores eram mulheres, mas, em 2019, a taxa caiu, passando para 26,1%. Quanto ao número de colaboradores de empresas de tecnologia no Brasil, apenas 36,2% são mulheres. Embora esse número tenha crescido 60% nos últimos cinco anos — indo de 27,9 mil mulheres para 44,5 mil em 2019 — ainda assim, é perceptível uma participação muito baixa no setor (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados — CAGED). 

 

Para entender melhor quem são essas mulheres, o grupo Mulheres ACATE, da Associação Catarinense de Tecnologia - que completou três anos de atuação neste mês de abril -,  lançou uma pesquisa que pretende traçar o perfil feminino do ecossistema catarinense. Todas as mulheres que atuam em empresas de base tecnológica em Santa Catarina estão convidadas a participar,  basta responder a pesquisa pelo  link até o dia 13 de maio. 

 

Além de mapear cargos, setor de atuação das empresas, faturamento médio, número de colaboradores, entre outros, a pesquisa visa entender quais as boas práticas adotadas pelas mulheres em suas empresas, e as principais dificuldades enfrentadas em suas trajetórias profissionais. A diretora do Mulheres ACATE, Gisele Machado, explica que o levantamento é de fundamental importância para orientar as novas ações do grupo conforme o perfil e interesse das mulheres do ecossistema, fortalecendo e aumentando a atuação feminina no setor e promovendo uma mudança de cultura nas empresas. 

 

“Apesar de já termos alguns dados, com a pesquisa vamos entender melhor quem são as mulheres e suas dores, o que vai nos ajudar nos próximos passos, pensando em ações estratégicas para o futuro das mulheres que já estão na tecnologia e as que ainda virão”, ressalta.. 

 

O grupo Mulheres ACATE foi criado em abril de 2018 e tem o propósito de fortalecer o protagonismo feminino no universo tech e, assim, transformar a cultura empreendedora, impactando o ecossistema e o tornando mais igualitário, justo, criativo, inovador e diverso. Além da pesquisa, o grupo está realizando uma série de ações para comemorar os três anos de atuação. A próxima delas será uma rodada de pitches para mulheres empreendedoras. 

 

Atualmente reúne cerca de 165 participantes - CEOs, fundadoras de empresas, empreendedoras, interlideranças, e mulheres  que ocupam cargos técnicos - e está estruturado em quatro comitês: Geração de Negócios, que tem o objetivo de promover treinamentos e capacitar as mulheres ativas para que atuem em outros projetos; Comitê Evento , que trabalha na organização de um grande evento abordando as diversas temáticas profissionais do universo das mulheres; Comitê T&D (Treinamento e Desenvolvimento), com objetivo de gerar as oportunidades reais entre as mulheres do ecossistema catarinense e outros players estaduais, nacionais e internacionais; e Vagas & Oportunidades, conectando empresas com as mulheres que buscam vagas. 


O Grupo se reúne mensalmente na segunda segunda-feira do mês, das 17h30 às 19 horas. Podem participar regularmente dos encontros e ações desenvolvidas todas as mulheres de empresas associadas à ACATE e entidades parceiras. Mais informações em https://sc.acate.com.br/mulheres-acate

 

Conteúdos relacionados

Ver mais conteúdos

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

18.06.2021

Jovens catarinenses ganham capacitação gratuita do Google em tecnologia da informação

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

14.06.2021

Estudantes da rede municipal fazem aplicativo que alerta sobre desastres ambientais

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

11.06.2021

Cocreation Lab abre inscrições para segunda turma no bairro Monte Cristo, em Florianópolis

Saiba mais sobre Florianópolis no deolhonailha.com.br O DeOlhoNaIlha é um portal de propriedade da NacionalVOX - Agência Digital, de Florianópolis. Seu lema é "Fique por dentro de Floripa" e seu objetivo é deixar os moradores e visitantes da Ilha da Magia muito bem informados sobre tudo o que acontece na cidade e região.

Anuncie no portal.
Entre em contato.