Até o mês de junho, o musicista Matheus Gadelha leva música para pacientes em três unidades hospitalares
O violista Matheus Gadelha, que é natural do Crato/CE e mora em Santa Catarina desde 2018, é responsável pelo projeto “Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada”, que busca levar recitais para três unidades hospitalares da Grande Florianópolis.
De acordo com Gadelha, o projeto, que é o primeiro de viola a ser realizado em hospitais no Brasil, tem como principal objetivo fomentar a música instrumental, erudita e popular em ambientes não convencionais.
“As apresentações, que iniciaram em fevereiro, são de uma hora de duração e buscam transformar o ambiente hospitalar num ambiente mais acolhedor para quem está internado e para quem acompanha os pacientes”, destaca o musicista.
Bacharelado em música pela Universidade de Estado de Santa Catarina (Udesc), Matheus, que é professor de viola e violino da Camerata Florianópolis, está levando música clássica, com repertório clássico e popular, para o Hospital Infantil Joana de Gusmão e Hospital do Centro de Pesquisa Oncológica (Cepon), em Florianópolis, e para o Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes, em São José.
“A cada mês serão convidados musicistas para fazer parte de uma apresentação junto comigo. Entre os convidados estão os músicos Iva Giracca, Roger Corrêa, Israel Dutra e Renata Oliveira e a bailarina Fabiana Lessa”, destaca o musicista que atua na área desde os 17 anos.
Calendário das apresentações em março
10/03/2025 – segunda-feira, às 14h
Apresentação de Músicas Clássicas com Matheus Gadelha e a participação da bailarina Fabiana Lessa
Local: Hospital Infantil Joana de Gusmão – Rua Rui Barbosa, 152 – Agronômica, Florianópolis/SC
19/03/2025 – quarta-feira, às 14h
Apresentação de Tangos com Matheus Gadelha e a participação especial de Roger Corrêa (gaita) e Israel Dutra (violino)
Local: Hospital CEPON – Rod. Admar Gonzaga, 655 – Itacorubi, Florianópolis/SC
26/03/2025 – quarta-feira, às 14h
Apresentação solo de viola com o Matheus Gadelha
Local: Hospital Regional de São José Dr. Homero de Miranda Gomes – Rua Adolfo Donato da Silva, Praia Comprida, São José/SC
“Música nos Hospitais: Uma Cura Arretada” é um projeto cultural realizado por Matheus Gadelha, por meio do Programa de Incentivo à Cultura, o PIC, do Governo do Estado de Santa Catarina, aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura, e conta com o incentivo de Bistek Supermercados e Alucal Alumínio Caravaggio Ltda.